Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (16), o presidente da Associação Brasileira de Investidores (Abradin), Aurélio Valporto, afirmou que “é muito improvável” que a antiga diretoria da Americanas e seus acionistas majoritários não tivessem ciência do rombo bilionário nas contas da gigante varejista — chamado por Valporto como “fraude monumental”.

“É muito improvável que um golpe desse tamanho ocorra sem que houvesse ciência da antiga diretoria da Americanas e dos ditos acionistas de referência, que o banco BTG acusa em sua peça inicial junto à 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro”, disse o representante da Abradin, aludindo ao trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, do grupo 3G.

“Tudo isso deve ser apurado, porque coloca em xeque a credibilidade de todo o mercado de capitais brasileiro e outras empresas sob os mesmos acionistas de referência.”

Segundo Valporto, o caso acontece em meio à necessidade do país de atrair investimentos diretos para “fomentar a atividade econômica”.

“Usaram o eufemismo de ‘inconsistência contábil’ para tentar minimizar uma fraude monumental contra os acionistas minoritários e o mercado de capitais brasileiro”, disse.

“Isso tem o condão de afastar investidores do mercado de capitai, que, apesar de ter um giro elevado, ainda é muito incipiente como fomentador da economia e esse tipo de evento vem a prejudicar muito mais do que os investidores da Americanas, e sim toda a economia nacional.”

Fonte: CNN Brasil