• Redação
  • BBC News Mundo

17 junho 2022

Bill Gates

Crédito, Getty Images

As críticas de Bill Gates foram feitas durante palestra organizada pelo TechCrunch

Em finanças, a “teoria do mais tolo” começa com um investidor fazendo algo estúpido na esperança de que alguém mais tarde decida fazer algo ainda mais absurdo.

O primeiro comprador paga uma quantia inflacionada de dinheiro por um bem que ele logo colocará à venda por um preço ainda mais exorbitante, na tentativa de encontrar alguém ainda mais “tolo” para comprá-lo.

Neste jogo perigoso, o que se comercializa podem ser tulipas — como aconteceu na primeira grande bolha financeira da história mundial na primeira metade do século 17 — ou, segundo as últimas declarações de Bill Gates, bitcoins.

O fundador da Microsoft afirmou em uma conferência em Berkeley, na Califórnia, que o mercado das criptomoedas e dos NFTs (tokens digitais) é baseado “100%” na teoria do mais tolo.

Isso porque, de acordo com esta teoria, é possível que os investidores obtenham lucro comprando muito caro e vendendo em seguida para outro investidor.

Todo este ciclo funciona sem que ninguém pare para pensar qual é o valor real do ativo — e segundo especialistas, muitos investidores caem nesta armadilha provavelmente sem saber.

Bitcoin

Crédito, Getty Images

O bitcoin perdeu mais da metade de seu valor até agora neste ano

O preço da gasolina pode subir cada vez mais, mas o petróleo está sempre respaldado por sua utilidade. Serve para algo.

Gates acrescentou que prefere investir em empresas que criam produtos reais, em vez de em serviços cujo “anonimato é usado para evasão fiscal”, disse ele em referência à criptomoeda mais famosa.

Segundo ele, as pessoas compravam criptomoedas e NFTs independentemente do preço e convencidas de que poderiam vender mais caro porque “alguém está disposto a pagar mais por isso do que eu”.

Ele afirmou ainda que nunca havia investido neste mercado.

Warren Buffett

Crédito, Getty Images

Warren Buffett já afirmou que as criptomoedas são uma das piores bolhas de todos os tempos

Outros investidores e executivos abastados, incluindo Warren Buffett e Jamie Dimon, também já manifestaram ceticismo em relação às criptomoedas.

Buffett chegou a chamar o bitcoin uma vez de “veneno para rato ao quadrado”.

Gates também foi irônico sobre o valor dos NFTs, ou tokens não fungíveis.

São certificados de propriedade de ativos virtuais ou físicos muitas vezes usados ​​no mundo da arte ou da música digital. Depois de se tornar extremamente popular no ano passado, sua demanda parece ter se estabilizado recentemente.

“Obviamente, imagens digitais caras de macacos vão tornar o mundo muito melhor. É incrível”, afirmou Gates sarcasticamente no fórum.

Bored Apes

Crédito, Getty Images

Os Bored Apes, lançados em abril de 2021, foram gerados a partir de programação

O filantropo bilionário de 66 anos estava se referindo à coleção de arte digital Bored Ape Yacht Club, uma edição limitada de 10 mil peças únicas da imagem de um macaco com pequenas variações, que chegaram a ser vendidas por milhares de dólares.

Mas agora que a economia mundial passa por um mau momento, os investidores preferem colocar seu capital em investimentos menos arriscados e fugir das apostas mais especulativas, como as criptomoedas e os certificados digitais, dois mercados que não contam com proteção legal.

O bitcoin acumula quedas superiores a 50% em 2022, enquanto o ethereum perdeu 69% de seu valor.

O valor do NFT dos macacos também caiu mais da metade.

Bitcoin e dólar

Crédito, Getty Images

Tudo isso sugere que a cadeia para encontrar os “mais tolo” foi interrompida, afetando muitas outras partes do mercado.

Ainda nesta semana, a plataforma Celsius, uma das maiores empresas de empréstimo de moedas digitais com papel-chave no mundo das finanças descentralizadas, decidiu se proteger das “condições extremas do mercado” congelando as contas de seus 1,7 milhão de usuários e impondo uma espécie de “corralito” aos clientes.

Na mesma linha, a Binance, a maior plataforma de transação de criptomoedas do mundo, também teve que “paralisar” por algumas horas os saques de bitcoin, enquanto a Coinbase Global, outra grande plataforma, anunciou que demitiria quase um quinto de sua equipe.

Línea

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC