• Author, Emily McGarvey
  • Role, BBC News
  • Há 21 minutos

Esfinge sorridente sendo escavada por arqueólogo

Crédito, EPA

Artefatos foram encontrados perto do templo da deusa Hathor

Arqueólogos descobriram uma pequena estátua em forma de esfinge e os restos de um santuário em um antigo templo no sul do Egito, informou o Ministério de Antiguidades do país.

Os artefatos foram encontrados perto do Templo da deusa Hathor, um dos sítios arqueológicos antigos mais bem preservados do Egito.

A esfinge de calcário tem um “rosto sorridente com duas covinhas” — e acredita-se que represente o imperador romano Cláudio.

Ela é muito menor do que a famosa esfinge das pirâmides de Gizé, que tem 20 metros de altura.

Esfinge sorridente descoberta em escavação

Crédito, EPA

Descoberta foi feita a 450 km de distância do Cairo

Os artefatos foram encontrados dentro de uma tumba de dois andares no templo, localizado em Dendera, na província de Qena, a 450 km ao sul do Cairo.

O imperador Cláudio, a quem os arqueólogos acreditam que as feições sorridentes da estátua podem pertencer, governou entre 41 e 54 d.C. e ampliou o domínio romano no norte da África.

Plano aberto do local da escavação, mostrando casas ao redor

Crédito, EPA

Ao lado da esfinge, arqueólogos encontraram placa com inscrições

Ao lado da esfinge “lindamente e precisamente esculpida”, os arqueólogos também encontraram uma placa de pedra da era romana com inscrições demóticas e hieroglíficas.

Os arqueólogos vão estudar as inscrições na placa, que podem revelar mais informações sobre a identidade da estátua, de acordo com o ministério.

O santuário de calcário inclui uma plataforma de dois níveis e um reservatório de água feito de tijolos e barro da era bizantina.

Alguns especialistas veem as recentes descobertas do governo egípcio como uma forma de atrair mais turistas, no intuito de revitalizar sua indústria do turismo em meio a uma grave crise econômica no país.

Fonte: BBC