O romance distópico “1984” de George Orwell, ambientado em um futuro imaginário em que governantes totalitários privam seus cidadãos de toda agência para manter o apoio a guerras sem sentido, liderou as listas de best-sellers eletrônicos na Rússia.

O romance é o download de ficção mais popular de 2022 na plataforma da livraria online russa LitRes, e o segundo download mais popular em qualquer categoria, informou a agência de notícias estatal Tass na terça-feira (13).

O romance do autor inglês foi publicado em 1949, quando o nazismo acabava de ser derrotado e a Guerra Fria do Ocidente com seu antigo aliado Josef Stalin e o bloco comunista soviético que ele agora liderava estava apenas começando. O livro foi proibido na União Soviética até 1988.

Orwell disse que usou a ditadura de Stalin como modelo para o culto à personalidade do Big Brother onividente, cuja “polícia do pensamento” forçava os cidadãos a se envolverem em “duplipensar” para acreditar que “Guerra é paz, liberdade é escravidão. ”

Mas alguns veem ecos contemporâneos no governo do presidente russo, Vladimir Putin, que erradicou a oposição política e a mídia crítica da esfera pública em suas duas décadas no poder, além de reabilitar a memória de Stalin.

Sua invasão da Ucrânia em fevereiro levou a novas leis que tornavam crime publicar qualquer informação sobre a guerra que estivesse em desacordo com as declarações oficiais. O Kremlin evita a própria palavra “guerra”, referindo-se, em vez disso, à sua “operação militar especial”.

Funcionários em Moscou continuam afirmando que a Rússia não tem malícia em relação à Ucrânia, não atacou seu vizinho e não está ocupando territórios ucranianos que tomou e anexou.

Na semana passada, o político da oposição russa Ilya Yashin foi condenado a oito anos e meio de prisão sob a acusação de espalhar “informações falsas” sobre o exército – por discutir evidências descobertas por jornalistas ocidentais de atrocidades russas em Bucha, perto de Kyiv, que a Rússia disse ter sido fabricado.

E no mês passado o porta-voz do Kremlin disse que não houve ataques a alvos civis, apesar de onda após onda de bombardeios de usinas ucranianas que deixaram milhões sem calor ou luz no auge do inverno.

No entanto, o tradutor russo de uma nova edição de “1984” vê paralelos com o romance de Orwell em outro lugar.

“Orwell não poderia ter sonhado em seus piores pesadelos que a era do ‘totalitarismo liberal’ ou ‘liberalismo totalitário’ viria no Ocidente, e que as pessoas – indivíduos separados e bastante isolados – se comportariam como um rebanho furioso”, Darya Tselovalnikova disse à editora AST em maio.

Fonte: CNN Brasil