Dezoito pessoas foram resgatadas de um bloco de gelo que se separou da terra perto da Ilha Catawba, no Lago Erie, disse a Guarda Costeira dos Estados Unidos neste domingo (6). O local fica na costa do estado de Ohio.

Uma camada de gelo flutuante se soltou enquanto os indivíduos andavam de moto de neve, de acordo com a Guarda Costeira.

As autoridades usaram um aerobarco Marblehead da Guarda Costeira e um helicóptero da Estação Aérea de Detroit para resgatar o grupo encalhado, disse a Guarda Costeira em um tweet. Um “bom samaritano” com um aerobarco também auxiliou na operação.

“O helicóptero baixou seu nadador de resgate e fez as operações de içamento enquanto o aerobarco da Estação Marblehead estava a caminho”, disse a Guarda Costeira em um comunicado à imprensa.

O helicóptero resgatou sete pessoas, o aerobarco da Guarda Costeira resgatou quatro e a pessoa que estava ajudando com outro aerobarco resgatou as outras sete, disse a Guarda Costeira.

Ninguém precisou de atendimento médico, de acordo com o comunicado de imprensa.

“Não existe gelo seguro, mas as pessoas podem mitigar seus riscos”, disse o tenente j.g. Jeremiah Schiessel com o Setor da Guarda Costeira Detroit. “Certifique-se sempre de dizer a alguém para onde você está indo e quando espera voltar. O gelo dos Grandes Lagos é imprevisível e as condições podem mudar rapidamente.”

O Serviço Nacional de Meteorologia de Cleveland havia alertado anteriormente no Twitter que o aumento do vento poderia fazer com que o gelo se soltasse da margem do lago.

“Você deve ficar longe do gelo no Lago Erie, pois existe a possibilidade de que o gelo se afaste da costa”, disse o tweet. “Condições perigosas de gelo podem se desenvolver, fazendo com que as pessoas fiquem presas no gelo”.

Imagem de satélite do lago antes da rachadura aparecer / NOAA

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil