Quando chegamos em casa depois de fazer compras, surgem dúvidas sobre onde colocar diferentes alimentos. Eles devem ficar no armário ou na geladeira? Para esclarecer todas essas questões, o site iNews conversou com especialistas.

Sylvia Anderson, consultora de higiene, saúde e segurança alimentar, juntamente com a chef e nutricionista Lisa Marley, dão orientações sobre onde guardar 10 alimentos muito utilizados.

Geladeira ou armário? Saiba onde guardar esses 10 alimentos:

Manteiga: “Não há problema em manter a manteiga com sal fora da geladeira, desde que esteja protegida do calor, da luz e do ar”, diz Sylvia Anderson.

Ketchup e maionese: Quando abertos, devem ser colocados na geladeira, pois a exposição ao ar afeta a qualidade.

Pão: Não deve ser refrigerado devido à rápida recristalização do amido, explica Lisa Marley.

Compota: Pode ser guardada em local escuro dentro do armário, mas se colocada na geladeira, dura mais tempo.

Tomates: Se você planeja consumir os tomates maduros nos próximos dias, não há problema em deixá-los na bancada sem tampa. Para períodos mais longos, é recomendado guardar na geladeira.

Frutas vermelhas: Morangos, framboesas, mirtilos e amoras devem ser colocados na geladeira.

Peras: Se foram compradas recentemente, devem ser guardadas em temperatura ambiente. Quando maduras, devem ser colocadas na geladeira.

Limões: “Em temperatura ambiente, os limões duram cerca de uma semana”, diz Marley. “Na geladeira, no entanto, sua vida útil é prolongada de duas a três semanas”.

Pimentões: Embora os supermercados não os armazenem na geladeira, é melhor fazê-lo assim que chegar em casa. Isso ajuda a evitar a deterioração e maximiza a qualidade, acrescenta Anderson.

Laranjas: Para maximizar a qualidade e a frescura, é melhor guardá-las na geladeira.

É importante ressaltar que as informações podem variar de acordo com as características específicas de cada alimento, como seu estado de maturação e condições de armazenamento. Portanto, é sempre recomendável verificar as instruções do fabricante, etiquetas de embalagens e orientações de saúde e segurança alimentar ao decidir onde armazenar os alimentos.

Além disso, é fundamental manter a higiene adequada e observar os prazos de validade para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos consumidos.

Leia Também: Veja os 5 alimentos que você deve evitar para manter sua saúde intestinal