A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2021, a jornalista filipina Maria Ressa, disse em entrevista à Reuters que a rede social Facebook falha em combater notícias falsas e isso contribui para a disseminação do ódio na internet. Na opinião de Ressa, os algoritmos do Facebook priorizam posts polêmicos, “com a disseminação de mentiras misturadas à raiva e ao ódio aos fatos”.

“Se você não tem fatos, não pode ter verdades, não pode ter confiança. Se você não tem nada disso, não tem democracia”, disse a fundadora e diretora-executiva do Rappler, mídia de jornalismo investigativo nas Filipinas.

A jornalista ganhou o Nobel, segundo o comitê norueguês do prêmio, “por usar a liberdade de expressão para expor o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo em seu país natal”.

“Rappler deu atenção à campanha assassina do regime de Duterte [o presidente da Filipinas]. O número de mortes é tão alto que parece uma guerra contra a própria população do país”, afirmou a porta-voz da entidade.

Denúncias contra o Facebook

Na semana passada, uma ex-funcionária da rede social fundada por Mark Zuckerberg disse que o Facebook ameaça a democracia e às crianças.

Frances recolheu milhares de documentos internos do Facebook antes de deixar a empresa em maio, e vazou informações ao jornal americano “Wall Street Journal”.

Contratada pelo Facebook em 2019 na esperança de ajudar a empresa a corrigir alguns problemas, ela afirma ter ficado cada vez mais preocupada com as decisões que a empresa tem tomado.

Fonte: AcheiUSA