Furacão Sally no momento que toca o solo. Imagem: NOAA NESDIS -STAR GOES.

O furacão Sally está levando ventos de 160 km / h e a ameaça de enchentes históricas no sudeste do Alabama e no oeste da Flórida Panhandle, após atingir o continente como uma tempestade de categoria 2 na manhã desta quarta-feira, 16.

O olho do furacão atingiu a costa perto de Gulf Shores, a oeste da fronteira com a Flórida, por volta das 5:45 da manhã, disse o National Hurricane Center. A tempestade, que se arrasta a apenas 5 km / h, trará “inundações catastróficas e com risco de vida” a partes da costa centro-norte do Golfo, afirma a agência.

O furacão já encharcou e inundou partes da Costa do Golfo, enquanto seguia lentamente e oscilava, indo primeiro para o noroeste e depois para o norte e agora para o norte-nordeste. Agora, está trazendo toda a força de seus ventos e chuvas para áreas costeiras como Pensacola – partes das quais estão sofrendo ventos muito fortes e inundações.

A ameaça de inundações em massa levou o governador do Alabama, Kay Ivey, a pedir aos residentes e turistas ao longo da costa que evacuassem no início desta semana.

Na Flórida, o condado de Escambia, que inclui Pensacola, está sob ordens de evacuação voluntária, assim como vários condados vizinhos – uma lista que cresceu à medida que Sally deu uma guinada mais acentuada em direção ao leste, afastando-se da Louisiana e do Mississippi.

“Este será um evento de longa duração”, disse o escritório do National Weather Service em Mobile, Alabama, no Facebook. “A população ao longo da costa precisa continuar a se precaver e se abrigar esta manhã.”

Sally está com ventos com força de furacão para fora até 40 milhas de seu centro, e ventos com força de tempestade tropical por 125 milhas. A onda de tempestade do furacão pode trazer de um a sete metros de água nas áreas mais atingidas. Um alerta de tempestade está em vigor da Ilha Dauphin até a linha de Walton / Bay County na Flórida.

A tempestade também pode gerar tornados à medida que atravessa o Panhandle da Flórida, o sul do Alabama e o sudoeste da Geórgia. Com informações do The Weather Channel. 

 

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Furacão Sally atinge a terra na categoria 2 entre Alabama e Flórida apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News