O furacão Isaias se fortaleceu na tarde desta sexta-feira, 31, mas mantém força de categoria 1 enquanto se move pelas Bahamas, devendo passar pela costa da leste da Flórida na manhã de sábado, 1°, segundo o National Hurricane Center em Miami.

O governador Ron DeSantis disse que ainda não prevê evacuações generalizadas ou a necessidade de abrir abrigos, mas pediu que os moradores da Flórida se mantenham vigilantes.

Embora incerto quanto à força e rota, a Flórida ainda permanece no caminho projetado do furacão, mas a tempestade agora deve se mover paralelamente ao longo da costa do estado. Se essa previsão se mantiver, o furacão Isaias passará na costa leste, mas não atingirá o solo.

Prevê-se que a tempestade faça uma curva gradual em direção ao norte no sábado e, quanto mais cedo fizer essa curva, menor a probabilidade de afetar o sul e o centro da Flórida.

Um estado de emergência foi declarado para 19 condados do leste da Flórida. A maioria deles fica ao longo da costa atlântica do estado, mas também estão incluídos condados do interior, como Okeechobee, Osceola, Orange, Seminole, Putnam e Clay.

Um alerta de furacão foi emitido nesta sexta-feira de manhã para os condados de Palm Beach, Martin, St. Lucie, Indian River e Brevard. Um alerta de tempestade tropical também está em vigor do norte do Ocean Reef até Sebastian Inlet e para o Lago Okeechobee.

Resumo dos alertas e avisos em vigor, segundo boletim das 5pm:

Aviso de furacão
* Boca Raton para a linha Florida do Condado de Volusia / Brevard.
Alerta de furacão
* Hallendale Beach, ao sul de Boca Raton,
* Linha Condado de Volusia-Brevard até a Linha Condado de Flagler / Volusia.

Na manhã de sábado, a previsão é que o furacão Isaias chegue até 90 mph, antes de passar pela costa da Flórida, com ventos sustentados de 85 mph e rajadas de vento mais altas. Os ventos de força de furacão de Isaias se estendem a 65 quilômetros de seu núcleo, e seus ventos de força de tempestades tropicais podem chegar a 306 quilômetros.

A parte do sul da Flórida em maior risco é o Condado de Palm Beach, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia. Um alerta de furacão foi emitido para Boca Raton até o Condado de Brevard. Um aviso de tempestade tropical foi emitido para toda a costa sul da Flórida.

Risco de inundações e rajadas de vento

De acordo com a previsão, algumas áreas no sul da Flórida podem ver de 2 a 4 polegadas de chuva e no centro-leste da Flórida até 15 cm que podem resultar em inundações repentinas, especialmente em áreas com pouca drenagem. As áreas de Orlando e Walt Disney World estão incluídas nesta previsão, com ventos de até 64 quilômetros por hora.

Condições costeiras estarão perigosas durante todo o final de semana, por isso, autoridades alertam para que a população não fique próximo da praia ou área aberta na vizinhança.

Conforme o progresso da tempestade, novos avisos ou alertas vão sendo dados ou retirados.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Furacão Isaias: NHC emite alertas e avisos para partes da Flórida apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News