O caminho do furacão Isaias se manteve para o oeste na noite de sexta-feira, aumentando as chances de um desembarque ao longo da costa sudeste da Flórida – possivelmente no domingo.

Os ventos sustentados de 83 mph (130km/h) mantém Isaías na categoria furacão, mas a expectativa é que perca um pouco a força à medida que atravessa as Bahamas nesta sábado, e desembarque na Flórida como uma tempestade tropical.

Até 15 cm de chuvas são esperados no sul e no centro-leste da Flórida, bem como nos estados das Carolinas do e Sul e do Norte, e Mid-Atlantic até terça-feira. O nordeste da Flórida e o litoral da Geórgia devem chover até 5 cm de chuva neste fim de semana, segundo informações repassadas pelo National Hurricane Center (NHC), na manhã deste sábado (1 de agosto).

O Distrito de Gerenciamento de Água do Sul da Flórida, que supervisiona o controle de inundações em 16 municípios, disse que estava baixando canais e fazendo outros preparativos para lidar com o alto volume de chuvas.

No Condado de Palm Beach, o prefeito Dave Kerner disse que os moradores das Mobiles Homes terão que evacuar. O condado abrirá seis abrigos na manhã de sábado nas escolas da área e em um centro de recreação, disse Kerner. Ele afirmou que os abrigos seriam munidos com precauções contra coronavírus. Aqueles que se abrigam terão suas temperaturas verificadas e serão divididas em unidades familiares. As máscaras serão fornecidas conforme necessário e a aplicação da lei ajudará a reforçar o distanciamento social, disse ele.

Nas Bahamas, as autoridades anunciaram que abrigos foram instalados em todo o país, com suprimentos prontos em New Providence. O governo das Bahamas comunicou que está se preparando para os impactos, particularmente na área da Grand Bahama, uma das ilhas duramente atingida ano passado pelo furacão Dorian Cat 5.  

Fonte: AcheiUSA