Enquanto o céu estava clareando na quinta-feira de manhã, após uma noite desastrosa de fortes chuvas que causaram grandes enchentes que deixaram pelo menos uma pessoa morta, a ameaça de mais enchentes permanece.

O Serviço Meteorológico Nacional em Mount Holly também disse que suspeitava que pelo menos três tornados caíram em New Jersey com um já confirmado em Mullica Hill, no condado de Gloucester, que danificou cerca de 100 casas, incluindo 20 que foram destruídas, e mandou duas pessoas para o hospital.  Pelo menos 8 pessoas morreram em New York como resultado das chuvas devastadoras.

Clique nas fotos para ampliar:










Os primeiros números mostram que a chuva mais forte caiu no norte de New Jersey, com 20 a 25 centímetros de chuva em um curto período na noite passada em partes dos condados de Bergen, Passaic e Essex, o serviço meteorológico.

Mais de 23 centímetros de chuva foram registrados no sul do condado de Hunterdon e as comunidades do condado de Somerset registraram mais de 20 centímetros, disse o serviço.

Carteret no condado de Middlesex viu 9,23 polegadas de chuva, Hopewell no condado de Mercer registrou 9,02 polegadas e o distrito de Sussex registrou 10,14 polegadas, de acordo com números preliminares do serviço meteorológico. Esses totais podem aumentar à medida que as atualizações chegam.

“A maior parte caiu em apenas algumas horas. Foi tudo no final da tarde e ontem à noite”, disse o meteorologista Carr. “Esse é um grande componente do problema, quando você tem toda aquela chuva em menos de seis horas, você pode ter muitos problemas.”

As inundações, especialmente nas regiões central e norte de Jersey, podem piorar hoje, sexta-feira, de acordo com Alex Staarman, meteorologista do serviço meteorológico em Mount Holly. O governador Phil Murphy declarou estado de emergência quarta-feira.

“Há inundações bastante significativas e históricas em toda a área”, disse Staarman no início da quinta-feira.

O rio Raritan, o rio Delaware perto de Washington Crossing e Trenton estavam em níveis de inundação próximos ou grandes, assim como quase todos os rios na metade norte do estado, disse Staarman. Alguns rios podem atingir o máximo histórico de todos os tempos na quinta-feira, de acordo com a modelagem.

“As coisas estavam mais ativas mais ao sul, embora algumas parecessem chegar ao norte de Trenton”, disse Jonathan O’Brien, meteorologista do serviço meteorológico.

O’Brien disse que o serviço meteorológico confirmou que um tornado pousou perto de Mullica Hill.

Fonte: Brazilian Press