“Monstro” de lixo e gordura entope esgoto de Londres

Uma gigantesca massa formada por gordura, fraldas, lenços umedecidos, óleo congelado e outros resíduos humanos está entupindo os esgotos de Londres, na Inglaterra. O aglomerado de sujeira pesa cerca de 130 toneladas e se estende por quase 260 metros no subterrâneo do distrito de Whitechapel.

Segundo Matt Rimmer, diretor do departamento resíduos da empresa Thames Water, responsável pela distribuição e tratamento de água de Londres, esta é a maior massa de detritos já encontrada na cidade. Serão necessárias cerca de três semanas para retirar toda a sujeira do local e liberar o esgoto.

“É um grande monstro e vai ser necessária muita mão-de-obra e maquinaria para a remover, porque é dura”, disse Rimmer ao jornal Telegraph. “É basicamente como tentar partir uma parede de cimento”.

Veja também

MundoLondres desocupa 800 apartamentos para reforma contra incêndio23 jun 2017 – 18h06
MundoIncêndio em prédio de Londres começou em geladeira23 jun 2017 – 10h06

Serão usadas mangueiras de alta pressão para quebrar a massa e aspiradores para sugar os pedações. Os resíduos depois serão transportados par a uma área de reciclagem. O trabalho de limpeza, que foi iniciado nesta segunda-feira, levará três semanas.

“É frustrante porque estas situações são totalmente evitáveis e provocadas pela gordura, óleo e banha que são jogadas nas pias e pelos lenços umedecidos jogados nos vasos sanitários”, afirmou Rimmer.

“Nós verificamos os esgotos regularmente, mas estas coisas conseguem se acumulam muito rápido e provocam problemas de inundações, porque o lixo cria um bloqueio para a água”, explicou o responsável. A empresa Thames Water gasta cerca de 1 milhão de libras por mês para limpar os esgotos da cidade.

Arquivado em:Mundo

Fonte: Veja.com