José volta a ter força de furacão e segue para costa dos EUA

A tempestade José voltou a ganhar força de furacão no Oceano Atlântico nesta sexta-feira e pode ameaçar Nova York e a região de Nova Inglaterra, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

Antes uma tempestade tropical, José voltou a ser classificado como furacão de categoria 1. Com ventos de 120 km/h, está localizado a mais de 1.000 quilômetros ao sul-sudeste de Cape Hatteras, na Carolina do Norte.

As previsões dos meteorologistas indicam que o furacão está agora seguindo para a costa leste dos Estados Unidos e que pode atingir Nova York, Nova Inglaterra ou províncias marítimas do Canadá no final de semana. José pode tocar terra em Connecticut, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York ou Rhode Island, segundo os especialistas. Porém, também é possível que o furacão tome um novo rumo e não atinja o continente.

Veja também

MundoSaiba como estão os furacões Irma, José e Katia agora12 set 2017 – 22h09
MundoFuracão Irma destruiu 90% das casas da ilha de Barbuda6 set 2017 – 22h09

O José ameaça a costa americana depois da passagem dos furacões Harvey, que trouxe inundações catastróficas para o Texas, e Irma, que destruiu ilhas inteiras no Caribe e causou inundações e falhas de energia na Flórida. Contudo, ao que tudo indica, esse furacão não apresenta o mesmo risco dos anteriores.

“José não mostra os sinais de intensificação rápida que o Harvey e Irma sofreram”, disse Dennis Feltgen, porta-voz do NHC ao jornal New York Times. Ainda assim, ele alertou que os moradores das regiões ameaçadas devem manter-se atentos às previsões meteorológicas.

Arquivado em:Mundo

Fonte: Veja.com