Número de viagens motivadas por lazer em Curitiba aumentou 49% em seis anos, segundo pesquisa divulgada pela prefeitura — Foto: Luiz Costa/SMCSNúmero de viagens motivadas por lazer em Curitiba aumentou 49% em seis anos, segundo pesquisa divulgada pela prefeitura — Foto: Luiz Costa/SMCS

Número de viagens motivadas por lazer em Curitiba aumentou 49% em seis anos, segundo pesquisa divulgada pela prefeitura — Foto: Luiz Costa/SMCS

O número de viagens à Curitiba motivadas por lazer aumentou 49% nos últimos seis anos, segundo uma pesquisa de demanda turística divulgada pela prefeitura nesta quarta-feira (4).

Conforme o levantamento, realizado pelo Instituto Municipal de Turismo, em 2018, mais de 1,1 milhão de pessoas visitaram Curitiba com objetivo de passear e/ou descansar.

A última pesquisa sobre o assunto apontou que, em 2012, foram 584,6 mil visitantes com este objetivo. O turismo de lazer representou 21% das viagens de 5,5 milhões de turistas, que vistaram a cidade em 2018.

Ainda conforme a pesquisa, a principal motivação de viagens à capital paranaense ainda são assuntos profissionais e/ou de negócios, com 36,7%.

Veja, abaixo, de quais estados são a maior parte dos turistas que visitam Curitiba, segundo a pesquisa.

  • São Paulo (24,6%)
  • Paraná (18,4%)
  • Santa Catarina (13,6%)
  • Rio de Janeiro (9,3%)
  • Exterior (4,8%)

Os dados divulgados também mostram que o turista que visita a capital paranaense gasta, em média, R$ 274,59 por dia. Na cidade, conforme o levantamento, a maior parcela dos turistas se locomove usando aplicativos de transporte (30,4%) ou carro próprio (27,5%).

Turismo de lazer aumentou 49% em seis anos, em Curitiba, conforme pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) — Foto: Jaelson Lucas/SMCSTurismo de lazer aumentou 49% em seis anos, em Curitiba, conforme pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) — Foto: Jaelson Lucas/SMCS

Turismo de lazer aumentou 49% em seis anos, em Curitiba, conforme pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) — Foto: Jaelson Lucas/SMCS

Quase metade dos turistas de Curitiba (48,9%) se hospedam em hotéis. Outros 40,3% ficam em casas de familiares ou amigos. O número de visitantes que se hospedam usando aluguel temporário representa 3,9%, de acordo com a pesquisa.

Fonte: G1