Poços de Caldas é incluída na categoria "A" do turismo no Brasil

Poços de Caldas é incluída na categoria “A” do turismo no Brasil

Poços de Caldas é uma das três cidades de Minas Gerais que estão na categoria “A” no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado nesta semana pelo Ministério do Turismo. A expectativa dos comerciantes é de que o título atraia ainda mais turistas para a cidade.

O novo Mapa do Turismo Brasileiro leva em consideração uma série de critérios, entre eles dados relacionados às atividades econômicas da área. Com esse perfil, é possível, por exemplo, saber qual o impacto do turismo na economia dos municípios.

Esse levantamento vai servir para que o Ministério do Turismo possa direcionar ações que desenvolvam o setor em cada região.

“Sem dúvida agora é hora de buscar cada vez mais esses benefícios onde o Ministério do Turismo fomenta e olha com outros olhos Poços de Caldas e incentiva cada vez mais através de investimentos para infraestrutura turística, divulgação de destinos turísticos e a capacitação da mão de obra local”, disse o secretário de Turismo, Ricardo Fonseca Oliveira.

Poços de Caldas entra na categoria "A" do Mapa do Turismo Brasileiro — Foto: Reprodução EPTVPoços de Caldas entra na categoria "A" do Mapa do Turismo Brasileiro — Foto: Reprodução EPTV

Poços de Caldas entra na categoria “A” do Mapa do Turismo Brasileiro — Foto: Reprodução EPTV

Ainda segundo o secretário, a nova indicação pode beneficiar o projeto de concessão de pontos turísticos que tramita na câmara.

“Hoje qualquer empresário da área vai buscar referências e nada melhor você ter uma categorização como “A” de um destino turístico como Poços de Caldas. Então sem dúvida nenhuma vai ser super válido e pertinente neste momento”, disse o secretário.

A pesquisa indicou que a cidade recebeu mais de 440 mil turistas em 2017. Mais de seis mil foram estrangeiros. Mais de 50 estabelecimentos, entre lojas, bares e hotéis, já fazem parte do cadastro de prestadores de serviços turísticos da cidade.

O setor contrata mais de 1,3 mil pessoas e arrecadou mais de R$ 15 milhões em impostos.

“Vai agregar mais para nós, vai chamar mais turistas para a cidade, vai ser muito bom, tenho muita certeza disso”, disse o comerciante Denilson Rogério Ferreira.

Comerciantes acreditam que Poços de Caldas possa atrair ainda mais turistas — Foto: Reprodução EPTVComerciantes acreditam que Poços de Caldas possa atrair ainda mais turistas — Foto: Reprodução EPTV

Comerciantes acreditam que Poços de Caldas possa atrair ainda mais turistas — Foto: Reprodução EPTV

A categoria

Somente os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem é que integram a “Categoria A”. Segundo informações do Ministério do Turismo, a classificação possui 51 municípios, incluindo as 27 capitais do país. Portanto, Poços de Caldas (MG) figura ao lado dos destinos mais famosos do país como Porto Seguro (BA), Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Caldas Novas (GO).

Poços de Caldas pertence aos Caminhos Gerais. Arrecada quase 16 milhões em impostos, gera 1,318 mil empregos. Também há 53 estabelecimentos comerciais (lojas,bares e hotéis) cadastrados para prestar serviços turísticos.

O Mapa do Turismo

O Ministério do Turismo classifica os municípios entre A e E. São consideradas variáveis de desempenho econômico como número de empregos, estabelecimentos formais de hospedagem e estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.

Fonte: G1