Aeroporto Santos Dumont volta a funcionar integralmente neste sábado (21) — Foto: Reprodução/ TV GloboAeroporto Santos Dumont volta a funcionar integralmente neste sábado (21) — Foto: Reprodução/ TV Globo

Aeroporto Santos Dumont volta a funcionar integralmente neste sábado (21) — Foto: Reprodução/ TV Globo

A pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, será reaberta neste sábado (21) a partir das 6h, após ficar quase um mês interditada para obras.

As companhias Azul e Latam anunciaram a retomada dos seus voos do terminal neste sábado. A Gol ainda não vai voar e nem pousar no Santos Dumont nos próximos três dias.

Em nota, a Gol informou que os voos de sábado, domingo e segunda ( 21 a 23 ), com saída e chegada do Santos Dumont, ainda serão direcionados para o Aeroporto Antônio Carlos Jobim, o Galeão.

Segundo o comunicado da Gol, a decisão está mantida até que as autoridades aeronáuticas tenham uma definição sobre a liberação da pista do terminal com todas as condições tanto para operação em pista seca quanto molhada.

A companhia informa que quando as confirmações ocorrerem a empresa trabalhará no planejamento de seus voos para os próximos dias e fará a comunicação aos passageiros.

A Azul anunciou o primeiro voo para 6h15. Ao todo, a Azul terá 55 voos diários no Santos Dumont para 12 cidades brasileiras.

Em nota, a Latam informou que os passageiros estão sendo informados sobre o retorno das operações no Santos Dumont, que foram transferidas para o Galeão desde o dia 24 de agosto.

Além disso, a companhia continuará oferecendo transporte em ônibus gratuito de hora em hora para os passageiros entre os dois aeroportos nos próximos 30 dias.

'Xs' amarelo e branco alertavam sobre a interdição na pista principal do Santos Dumont — Foto: Reprodução/TV Globo'Xs' amarelo e branco alertavam sobre a interdição na pista principal do Santos Dumont — Foto: Reprodução/TV Globo

‘Xs’ amarelo e branco alertavam sobre a interdição na pista principal do Santos Dumont — Foto: Reprodução/TV Globo

Obra no prazo

A manutenção custou R$ 9 milhões e foi concluída dentro do prazo, segundo a Infraero. A pista mede 1.323m x 42m e foi inteiramente restaurada.

Diariamente, mais de 200 voos foram transferidos para o Aeroporto do Galeão, na Zona Norte. Durante as obras, a pista auxiliar continuou disponível para as operações.

Manutenção após 10 anos

Ainda de acordo com a Infraero, a expectativa é que a pista não precise de novas obras pelos próximos dez anos.

O último fechamento ocorreu em 2009, quando o aeroporto também funcionou somente com a pista auxiliar.

Avião decola do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio — Foto: Reprodução/TV GloboAvião decola do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Avião decola do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte: G1