Com poucos turistas, praia de Pattaya, na Tailândia, vê prejuízos com surto do novo coronavírus — Foto: Mladen Antonov/AFPCom poucos turistas, praia de Pattaya, na Tailândia, vê prejuízos com surto do novo coronavírus — Foto: Mladen Antonov/AFP

Com poucos turistas, praia de Pattaya, na Tailândia, vê prejuízos com surto do novo coronavírus — Foto: Mladen Antonov/AFP

Com hotéis vazios, praias desertas e reservas canceladas, o Sudeste Asiático sofre com os prejuízos avaliados em bilhões de dólares por causa do medo do novo coronavírus na região — cuja economia é bastante dependente do turismo.

O clima é sombrio no balneário de Pattaya, um dos destinos favoritos dos chineses na Tailândia. O local, geralmente repleto de visitantes, está despovoado. Os barcos de turismo permanecem no píer, e, nos pequenos postos do mercado flutuante, o humor não é dos melhores.

Praça de alimentação em Pattaya, destino turístico da Tailândia, esvaziada pelo surto do novo coronavírus — Foto: Mladen Antonov/AFPPraça de alimentação em Pattaya, destino turístico da Tailândia, esvaziada pelo surto do novo coronavírus — Foto: Mladen Antonov/AFP

Praça de alimentação em Pattaya, destino turístico da Tailândia, esvaziada pelo surto do novo coronavírus — Foto: Mladen Antonov/AFP

Na reserva de elefantes Chang Siam Park, principal atração da cidade, a vendedora de suvenires Ma Mya viu seu lucro cair pela metade.

“Se continuar assim, terei que voltar para casa”, lamenta a jovem, da tribo Kayan, que exibe um largo colar dourado em espiral em torno do pescoço.

Mulher Kayan que trabalha em parque na Tailândia veste máscara contra o novo coronavírus — Foto: Mladen Antonov/AFPMulher Kayan que trabalha em parque na Tailândia veste máscara contra o novo coronavírus — Foto: Mladen Antonov/AFP

Mulher Kayan que trabalha em parque na Tailândia veste máscara contra o novo coronavírus — Foto: Mladen Antonov/AFP

O parque recebia cerca de 1,5 mil visitantes por dia. “Hoje, são pouco mais de 200. Já perdi cerca de US$ 65 mil “, conta o dono do local, Nantakorn Phatnamrob.

Nos famosos templos de Angkor, no Camboja, a venda de ingressos caiu cerca de 30%, segundo cifras dados do Ministério do Turismo. A mesma situação vive o Vietnã, onde 13 mil reservas de hotel foram canceladas em Hanói. Além disso, as visitas à Baía de Halong despencaram mais de 60%.

Quarentena e restrições

Funcionário de uma farmácia em Wuhan veste uma máscara de proteção e cobre a cabeça com uma sacola plástica para se proteger contra a epidemia de coronavírus — Foto: Arek Rataj/AP/ArquivoFuncionário de uma farmácia em Wuhan veste uma máscara de proteção e cobre a cabeça com uma sacola plástica para se proteger contra a epidemia de coronavírus — Foto: Arek Rataj/AP/Arquivo

Funcionário de uma farmácia em Wuhan veste uma máscara de proteção e cobre a cabeça com uma sacola plástica para se proteger contra a epidemia de coronavírus — Foto: Arek Rataj/AP/Arquivo

Para mostrar que aprenderam a lição da epidemia de Sars, ocorrida em 2002 e 2003, autoridades chinesas tomaram medidas severas contra o novo coronavírus, que já matou cerca de 1,5 mil pessoas e infectou mais de 50 mil, segundo o boletim da Organização Mundial da Saúde deste sábado (15)

Desde o fim de janeiro, a China colocou em quarentena ao menos 56 milhões de habitantes e proibiu à toda a população viagens organizadas para o exterior.

Como resultado, a Tailândia, que recebeu 11 milhões de chineses (27% dos turistas estrangeiros naquele país) em 2019, registrou no começo do mês uma queda de mais de 86% no número de visitantes do gigante asiático, segundo o ministro do Turismo, Phiphat Ratchakitprakarn.

Outdoor no Vietnã avisa sobre o novo coronavírus — Foto: Nhac Nguyen/AFPOutdoor no Vietnã avisa sobre o novo coronavírus — Foto: Nhac Nguyen/AFP

Outdoor no Vietnã avisa sobre o novo coronavírus — Foto: Nhac Nguyen/AFP

No Vietnã, os turistas chineses praticamente desapareceram, com uma queda de cerca de 90%, segundo a região. O efeito se propaga entre europeus, americanos e australianos, que desistiram de viajar devido ao medo da doença — apesar de os infectados se encontrarem principalmente na China continental, com poucos casos confirmados nos países do Sudeste Asiático.

Prejuízos milionários

A situação, inédita, poderia ser catastrófica para as economias da região, muito dependentes do turismo. Na Tailândia, o setor representa 20% do PIB, e o prejuízo ligado à epidemia deve chegar este ano a cerca de 8 bilhões de dólares, ou 1,5% do PIB, segundo o alto executivo do Banco Central tailandês Don Nakornthab. Já o Vietnã estima um prejuízo de cerca de 6 bilhões de dólares a partir dos próximos três meses.

Mas o que acontecerá se, como temem alguns especialistas da indústria do turismo, os efeitos perdurarem até 2021?

Restaurante na praia no Camboja esvaziado com o surto do novo coronavírus — Foto: Tang Chhin Sothy/AFPRestaurante na praia no Camboja esvaziado com o surto do novo coronavírus — Foto: Tang Chhin Sothy/AFP

Restaurante na praia no Camboja esvaziado com o surto do novo coronavírus — Foto: Tang Chhin Sothy/AFP

Conscientes deste risco, Tailândia e Camboja não rejeitam os turistas chineses e reforçam os controles nos aeroportos e fronteiras. Já o premier do Camboja, Hun Sen, denuncia “a doença do medo” e faz o possível para conquistar a simpatia do governo chinês, seu aliado próximo, e que os chineses retornem ao reino. O Laos fechou a fronteira terrestre com a China e vários voos diários foram cancelados.

“Desde então, não vemos chineses e a situação pode piorar”, comenta Ong Tau, vendedora de sucos de frutas em Luang Prabang.

Muitas agências de viagens e donos de hotéis da região fazem grandes ofertas e ampliam suas políticas de cancelamento, permitindo que os clientes adiem sua estadia sem gastos, para reduzir as desistências.

  • Olimpíada de Tóquio: COI descarta adiamento dos Jogos Olímpicos com o novo coronavírus (veja no VÍDEO abaixo)

COI diz que Olimpíada de Tóquio não será adiada por causa do coronavírus

COI diz que Olimpíada de Tóquio não será adiada por causa do coronavírus

CASOS DE CORONAVÍRUS NO MUNDO

Fonte: G1