MDB oficializa pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência da República

MDB oficializa pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência da República

O MDB oficializou nesta quarta-feira (8) a pré-candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República. Tebet é a primeira mulher a entrar na disputa para as eleições do ano que vem.

O nome de Simone Tebet foi anunciado pelo presidente do MDB, deputado Baleia Rossi, e aprovado logo no início do encontro. Os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do PSL, Luciano Bivar, também estavam lá.

Simone Tebet tem 51 anos. É formada em Direito pela UFRJ, com mestrado na PUC de São Paulo, e foi professora universitária em Mato Grosso do Sul, onde fez carreira política, sempre no MDB. Foi deputada estadual pela primeira vez em 2002, prefeita de Três Lagoas por duas vezes e vice-governadora. Em 2014, foi eleita como senadora.

Simone Tebet foi a primeira mulher a comandar a Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a mais importante da Casa. Ela é líder da bancada feminina e teve atuação de destaque na CPI da Covid.

Nesta quarta-feira, em discurso de cerca de 20 minutos, Simone Tebet lembrou sua trajetória política, fez críticas à gestão do presidente Jair Bolsonaro em áreas como saúde e meio ambiente e defendeu políticas públicas para uma educação de qualidade e a geração de empregos.

“O destino faz com que meus companheiros do MDB me deem a mais honrosa e maior missão da minha vida: ser candidata, pré-candidata à Presidência da República do Brasil. O povo brasileiro está morrendo de fome, depois de centenas de milhares de brasileiros terem morrido por uma saúde pública omissa, insensível e negacionista. Hoje, nesse Natal, nos lares brasileiros, muitos entes queridos partiram prematuramente, a minha solidariedade a todas as famílias das vítimas da Covid-19. Enquanto nos lares, faltam cidadãos brasileiros, na rua nós temos o cenário da indigência total. A nossa missão clama por urgência e é urgente. Porque o ensino básico precário faz com que a nossa juventude não tenha perspectiva do futuro. O Brasil que nós queremos, que é o Brasil de todos nós, é o país que tem o mapa do desenvolvimento”, afirmou.

Outros pré-candidatos

Além do MDB, outros partidos já lançaram pré-candidatos à eleição presidencial de 2022. O PSDB escolheu o governador de São Paulo, João Doria. Pelo PDT, o candidato será o ex-governador Ciro Gomes. O Cidadania lançou o senador Alessandro Vieira, e o Novo, Luiz Felipe d’Avila.

O PL ainda não anunciou oficialmente a pré-candidatura do presidente Jair Bolsonaro. O mesmo acontece com o ex-presidente Lula, pelo PT. O ex-ministro da Justiça e ex-juiz Sergio Moro deve ser o candidato do Podemos. O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, do União Brasil, resultado da fusão do Democratas com o PSL.

O Avante avalia a candidatura de André Janones. E o PSD, a candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Fonte: G1