Pessoas com máscaras atravessam rua em meio à florada das cerejeiras, a flor favorita do Japão, em foto tirada em 28 de março de 2021 em Tóquio — Foto: Kiichiro Sato/AP

Expectativa é pelo menos retomar as viagens de negócios O Japão está planejando a criação de um passaporte para facilitar que pessoas vacinadas contra a Covid-19 viajem ao exterior.

Fontes do governo ouvidas pela agência japonesa Kyodo News disseram que os passaportes devem ser incluídos em um aplicativo para smartphones. O documento deve ter um código digital que poderá ser lido pelas autoridades antes do embarque ou do desembarque no país.

A esperança do Japão é pelo menos retomar as viagens de negócios, que praticamente pararam durante a pandemia. Mais recentemente, o país também limitou a entrada de estrangeiros no país para evitar a disseminação de novas variantes do vírus.

“Outros países estão fazendo isso [o passaporte covid], então o Japão terá que considerar isso também”, disse Taro Kono, ministro responsável pela resposta à pandemia, durante uma audiência no Parlamento.

Kono havia expressado preocupação de que criar passaportes do tipo poderia gerar discriminação contra pessoas que não podem ou não querem receber a vacinas devido a possíveis efeitos colaterais.

Assim como outros países, o Japão também planeja permitir a inclusão no aplicativo de resultados negativos de testes para a covid-19. Segundo a Kyodo, não se espera que o passaporte seja usado no próprio país para permitir, por exemplo, a entrada em restaurantes e eventos.

O aplicativo será vinculado ao Sistema de Registro de Vacinação, um banco de dados do governo. Ele provavelmente se baseará no CommonPass, um programa para celulares que foi desenvolvido em parceria com o Fórum Econômico Mundial.

O Keidanren, o maior lobby empresarial do país, havia pedido ao governo na última segunda-feira que considerasse a criação dos passaportes de vacinas, citando a iniciativa que está sendo lançada pela União Europeia (UE) para permitir o turismo no verão europeu.

Veja mais vídeos de Turismo

Fonte: G1