Hospital das Clínicas de Campina Grande — Foto: Reprodução/TV Paraíba

O Hospital de Clínicas em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, zerou o número de internações de pacientes com Covid-19 na unidade nesta quinta-feira (9), tanto nos leitos de UTI quanto na enfermaria. A região chegou a passar por um colapso no sistema público de saúde, quando não havia mais leitos na cidade.

O último paciente internado no hospital tratando a Covid-19 estava na UTI e recebeu alta hospitalar na terça-feira (7). O Hospital de Clínicas de Campina Grande conta com 113 leitos disponíveis, sendo 60 de UTI, 50 de enfermaria e 3 de observação clínica.

O diretor do Hospital de Clínicas, Jhonny Bezerra, comenta sobre o registro de pacientes internados nas dependências hospitalares e explica que as últimas altas de pacientes do hospital foram de pacientes que estavam vacinados contra a Covid-19, apresentando apenas sintomas leves da doença.

“O Hospital de Clínicas vive, hoje, um momento histórico, por tudo que passamos nesses meses de turbulência, graças à ampla vacinação, e a gente tem visto esse declínio na taxa de internação. Os [últimos] pacientes que receberam alta eram de casos leves da Covid-19, haja visto que esses pacientes estavam vacinados”, explica.

A unidade hospitalar chegou a passar por um colapso entre maio e junho, quando todos os leitos de UTI e enfermaria estavam ocupados, e Jhonny Bezerra explica que a abrangência da vacinação e as medidas de segurança foram fundamentais para o município ter o decréscimo no número de internações e na liberação dos leitos hospitalares.

“Passa um filme na nossa cabeça. Maio, junho e julho foram meses de turbulência, quando os 113 leitos desse hospital estavam ocupados. Não é momento de relaxar. Precisa reforçar a vacinação, quem tomou uma dose, tomar a segunda dose, tomar a dose de reforço. Quem está vacinado pode adoecer, mas de forma menos grave, e os pacientes que não estão vacinados são pacientes de risco, que podem adoecer de forma grave. Então, reforço essa necessidade da população de reforçar o esquema vacinal e de não relaxar. O momento é de alegria, mas não pode relaxar. Vacina no braço, máscara no rosto, e evitar o máximo possível as aglomerações”, finaliza.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), nesta quarta-feira (8), Campina Grande registra 47.795 casos de coronavírus confirmados e 1.174 óbitos. O município já atingiu 95% das pessoas acima de 12 anos de idade, imunizadas com pelo menos uma dose, o que corresponde a 329.369 campinenses.

Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Fonte: G1