O premiê espanhol, Pedro Sánchez, fala à imprensa durante cúpula da União Europeia em Bruxelas, na Bélgica, em outubro de 2020 — Foto: Francisco Seco/Pool via AFP

A Espanha anunciou nesta sexta-feira (21) que permitirá a entrada em seu território de qualquer pessoa vacinada contra a Covid-19, independentemente do país de procedência, a partir de 7 de junho.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez. “Todas as pessoas vacinadas e suas famílias também são bem-vindas em nosso país”.

VEJA TAMBÉM:

O chefe do governo espanhol disse também que, a partir de segunda-feira (24), o país liberará a entrada de britânicos “sem restrições e sem exigências sanitárias”.

Eles representavam o maior número de turistas estrangeiros antes da pandemia (foram 18 milhões em 2019) e atualmente só podem ingressar na Espanha em casos de urgência.

O governo espanhol também retirou restrições às chegadas do Japão. Viajantes de oito países, como Austrália, China e Israel, já estão autorizados a entrar no território para viagens não essenciais.

Imagem do aeroporto internacional de Barajas, próximo a Madri, em dezembro de 2020 — Foto: Susana Vera/Reuters

Pandemia e turismo

A Espanha é o segundo principal destino turístico do mundo e espera atrair cerca de 45 milhões de turistas estrangeiros neste ano (metade do que recebeu em 2019, antes da pandemia).

O retorno de britânicos às praias espanholas é importante para a economia do país, pois o turismo representava 14% do PIB pré-pandemia.

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1