1 de 1
Levantamento da Sejusp mostrou que 10 pessoas perderam a vida de forma violenta em novembro — Foto: Arquivo pessoal

Levantamento da Sejusp mostrou que 10 pessoas perderam a vida de forma violenta em novembro — Foto: Arquivo pessoal

Dez pessoas perderam a vida de forma violenta no Acre no mês de novembro. Os dados são da Secretaria de Justiça e Segurança Pública Estadual (Sejusp) repassados ao g1 e contabilizam o número de homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e mortes por ação policial.

Foram, ao todo, sete homicídios dolosos, um feminicídio, um latrocínio e uma morte por ação policial.

Entre as mortes está a da adolescente Eloiza Cabral da Silva, de 14 anos. Ela foi encontrada sem vida com um tiro na região do pescoço no dia 4 de novembro dentro de casa, na invasão do Panorama, em Rio Branco. O namorado dela é o principal suspeito do crime.

No dia 9, o policial civil aposentado Francisco Santos da Silva, de 63 anos, foi morto com um tiro após ter a casa invadida em um assalto, no Centro da cidade de Bujari, interior do Acre.

Outra morte que chocou os moradores foi a da servente geral Jacineide Ferreira de Lima, de 40 anos. Ela foi achada morta com várias facadas e sem a parte de baixo da roupa no Beco do Bambu, Rua Princesa Isabel, bairro Raimundo Melo, no dia 23 de novembro.

No dia 28 do mesmo mês, Jeferson de Paiva Freire, de 27 anos, foi achado morto no bairro Recanto dos Buritis. De acordo com a Polícia Militar, ele tinha ferimentos de arma branca no rosto e tórax.

Em outubro, dados do Monitor da Violência contabilizaram 12 mortes violentas no Acre, sendo dez homicídios dolosos e duas lesões corporais.

Maior queda no número de homicídios

O número de homicídios no Acre caiu quase 30% no período de janeiro a setembro deste ano em comparação a igual período de 2020. É a maior redução de homicídios do país no período, conforme dados do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Em 2020, foram cometidos 219 assassinatos no Acre. Já em 2021, foram registrados, até setembro, 154 crimes violentos letais – homicídios dolosos, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios, uma redução de 29,7%. No Brasil, a queda foi de 4,7%.

O Acre também registrou o menor número de mortes violentas entre as federações do país no mês de setembro. Dados do Monitor da Violência apontam que no mês avaliado o estado acreano teve oito mortes, entre homicídios dolosos e feminicídios. Foram sete homicídios e um feminícidio.

Dados de 2021

A Segurança Pública fez uma revisão nos dados repassados mensalmente ao g1 para o projeto “Monitor da Violência” e, com isso, houve a alteração nos números de mortes violentas em alguns meses de 2021. Como por exemplo, agosto que anteriormente tinha sido repassado um total de 17 mortes violentas e, com a atualização, passou para 18 casos.

O mês de fevereiro que estava com 17 casos também passou para 18 mortes. Em abril também aumentou um caso em relação ao que a Segurança tinha repassado anteriormente, saindo de 18 para 19 mortes. Os meses de maio e junho saíram de 19 e 21 casos para 18 e 20.

Reveja os telejornais do Acre

Fonte: G1

Marcações: