Círio de Nazaré atrai cerca de 2 milhões de pessoas às ruas de Belém em outubro. — Foto: Tarso Sarraf/ColaborativoCírio de Nazaré atrai cerca de 2 milhões de pessoas às ruas de Belém em outubro. — Foto: Tarso Sarraf/Colaborativo

Círio de Nazaré atrai cerca de 2 milhões de pessoas às ruas de Belém em outubro. — Foto: Tarso Sarraf/Colaborativo

Uma das maiores festas religiosas do mundo, o Círio de Nazaré, deve movimentar a economia em Belém no mês de outubro. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) em conjunto com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a expectativa em 2019 é receber 83 mil turistas e movimentar mais de 32 milhões de dólares.

Segundo a pesquisa, a estimativa de gasto médio dos turistas para este ano é de US$ 31,2 milhões. A pesquisa apontou que os turistas do Círio têm origem principalmente dos estados do Maranhão, com 14%; seguido por São Paulo, com 11%; Ceará, com 9%, e Rio de Janeiro, com 8%.

A pesquisa mostra ainda que homens compareceram em maior número (55,4%). Na faixa etária, as pessoas com idade entre 35 e 50 anos são as que mais participam da na festividade, totalizando 41%. Já para hospedagem, os turistas preferem hotel, casa de parentes e de amigos.

Um dado importante mostrado pelo estudo do Dieese e da Setur é que 94% das pessoas que visitam Belém para o Círio têm intenção de retornar.

“Mesmo com a conjuntura ainda desfavorável, o número de turistas para este ano tem um crescimento projetado de 3%. Um crescimento tímido. Mesmo com a dificuldade dos dois primeiros trimestres, neste segundo semestre esperamos mais dinheiro na economia. A tendência é uma movimentação maior do que no ano passado”, afirma o diretor do Dieese, Roberto Sena.

Fonte: G1