Ciclista sai de São Carlos para viagem de aproximadamente um ano — Foto: Arquivo pessoalCiclista sai de São Carlos para viagem de aproximadamente um ano — Foto: Arquivo pessoal

Ciclista sai de São Carlos para viagem de aproximadamente um ano — Foto: Arquivo pessoal

Pedalar cerca de 25 mil quilômetros em até um ano. Esse é o objetivo de um morador de São Carlos (SP) que deu início ao Desafio América do Sul nesta quinta-feira (12). Em cima de uma bicicleta cargueiro sem marchas e com quase 60 quilos de bagagem, ele pretende passar por nove países.

O ciclista José Mário Rodrigues de Almeida, de 41 anos, começou a planejar a viagem há um mês depois que perdeu o emprego como atendente em um hortifrúti. Sem patrocínio, ele decidiu encarar o desafio mesmo sem dinheiro.

Para aguentar firme no trajeto, ele leva na bagagem alimentos como arroz, macarrão, biscoitos, café, açúcar, além de roupas de frio, rede, barraca, entre outros acessórios para a manutenção da bike.

 José Mário Rodrigues de Almeida saindo de casa em São Carlos — Foto: Arquivo pessoal José Mário Rodrigues de Almeida saindo de casa em São Carlos — Foto: Arquivo pessoal

José Mário Rodrigues de Almeida saindo de casa em São Carlos — Foto: Arquivo pessoal

De São Carlos, a primeira parada do trajeto será em Jaú, cerca de 90 km. De lá, o ciclista segue para Bauru e depois Ourinhos. A meta é sair do Brasil e nos próximos meses passar por Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.

“Tenho o corpo preparado. A mente é a maior energia, basta ter determinação”, disse o ciclista nascido na cidade mineira de Itambacuri e morador em São Carlos há 3 anos.

Almeida contou que sempre andou de bicicleta. Começou a pedalar aos 12 anos e por 16 usou a bike para trabalhar como vendedor de salgados.

Foi por isso também que passou a gostar da bicicleta cargueiro. A atual foi comprada há 5 anos por R$ 400. “Você carrega tudo o que quiser e não passa perrengue”, disse.

Morador de São Carlos em passagem por São Luís (MA) — Foto: Arquivo pessoalMorador de São Carlos em passagem por São Luís (MA) — Foto: Arquivo pessoal

Morador de São Carlos em passagem por São Luís (MA) — Foto: Arquivo pessoal

Em 2015, ele fez a primeira grande aventura. Pedalou mil quilômetros de Cariacica (ES), onde morava, até São Paulo em oito dias. O retorno foi de carona.

No mesmo ano, o sonho de conhecer o parque Beto Carrero World o levou até Penha (SC) em uma viagem de 1.544 km por 14 dias. A volta foi de ônibus.

Depois de 20 anos em Cariacica, ele decidiu morar em São Carlos. Segundo ele, a viagem de aproximadamente 1.230 km foi feita em 13 dias.

Em 2017, Almeida contou que conheceu pela internet uma mulher de São Luís (MA). Viajou de ônibus para Nordeste, mas o relacionamento não durou um mês. O retorno para São Carlos foi novamente de bike. Os 2.870 quilômetros foram concluídos em 30 dias.

Determinação

José Mário Rodrigues de Almeida em pedalando pelo Brasil — Foto: Arquivo pessoalJosé Mário Rodrigues de Almeida em pedalando pelo Brasil — Foto: Arquivo pessoal

José Mário Rodrigues de Almeida em pedalando pelo Brasil — Foto: Arquivo pessoal

O ciclista aventureiro relatou que nunca vivenciou uma situação de perigo e que nunca foi assaltado durante o trajeto. Acostumado a pedalar ao menos 100 km por dia, ele disse que chega ao destino, arma a rede ou a barraca para dormir e segue viagem no dia seguinte. Pelo caminho conhece pessoas que sempre oferecem algum tipo de ajuda.

Para ele, viajar em uma bicicleta sem marchas e com um peso considerável na bagagem não é um problema. “Não acho que é sofrimento. Quando você gosta, não tem sofrimento. A maior dificuldade é pedalar contra o vento. Calor e chuva você se protege”, disse.

Atualmente casado, o ciclista contou que a mulher não apoia que ele faça essas longas viagens, mas que respeita sua decisão.

“Eu gosto de desafio, a minha intenção é incentivar as pessoas. Todos nós somos capazes de fazer o que quisermos, basta ter determinação. Eu vou onde quero com a bicicleta. Não preciso muito para ser feliz. Vivo o hoje como se fosse o último dia”, disse o ciclista.

Ciclista durante passagem pela cidade de Uruçuí (PI) — Foto: Arquivo pessoalCiclista durante passagem pela cidade de Uruçuí (PI) — Foto: Arquivo pessoal

Ciclista durante passagem pela cidade de Uruçuí (PI) — Foto: Arquivo pessoal

Fonte: G1