Foto de 27 de maio mostra a equipe de geógrafos chineses escalando o Monte Everest para realizar medições — Foto: Tashi Tsering/Xinhua/AP

O Monte Everest é ainda mais alto do que se pensava, informaram os governos da China e do Nepal nesta terça-feira (8). Com isso, tem fim mais de uma década de disputas entre os dois países que apresentavam dados divergentes sobre a altura do pico mais alto do mundo.

Depois de duas missões independentes, uma de cada lado da fronteira, a distância da base ao pico do Everest foi revista com maior precisão e confirmada por ambos os países: são 8.848,86 metros de altura. O número é quase um metro maior do que apontavam as estimativas anteriores.

A nova altura da montanha foi confirmada pelos ministros de Relações Internacionais da China e do Nepal, Wang Yi e Pradeep Gyawali, em uma cerimônia conjunta transmitida virtualmente por conta da pandemia do novo coronavírus.

Ministros das Relações Exteriores da China e do Nepal divulgam a nova altura do Monte Everest em uma transmissão virtual — Foto: Niranjan Shrestha/AP

“O Everest é um símbolo eterno da amizade entre o Nepal e a China”, disse Gyawali.

Uma preocupação dos especialistas da missão que recontava a altura do monte mais famoso do mundo era de que ele tivesse diminuído. Isso porque, depois de um grande terremoto em 2015, diversas estruturas do monte foram danificadas e uma avalanche causou destruição pelo caminho.

Mesmo com esta preocupação, não restavam dúvidas de que o Everest continuaria a ser o pico mais alto do mundo. É que o 2º mais alto, o Monte K2 (nos Himalaias), tem 8.611 metros de altura.

A altura do Everest foi determinada pela 1ª vez por uma equipe britânica em 1856, que mediu 8.842 metros.

VÍDEOS mais vistos da semana

Fonte: G1