Metrô de Moscou encanta como um palácio subterrâneo

Metrô de Moscou encanta como um palácio subterrâneo

Nas Crônicas do JH deste sábado (7), os repórteres Pedro Vedova e Ross Salinas mostram como o motivo de o metrô de Moscou, na Rússia, ser conhecido como um palácio subterrâneo.

Isso aqui não é um metrô, é uma máquina do tempo.

A construção começou em 1930 – essa bela senhora já tem quase 90 anos. A ideia extravagante foi de Josef Stalin.

O líder soviético quis mostrar o poder do comunismo. A ordem aos arquitetos foi: uma estrutura que indicasse um futuro radiante.

Esse passado pomposo é até hoje um orgulho russo. Milhões de turistas ficam boquiabertos com tanta limpeza; com tanta beleza.

Um único bilhete, dá pra zanzar o dia inteiro pelo chamado Palácio Subterrâneo. Coisa de três reais pra se perder em mosaicos e vitrais de profundo capricho.

A estação mais subterrânea fica a mais ou menos 80 metros do chão. Para subir ou descer a escada-rolante demora quase três minutos.

O metro de Moscou é o mais profundo do Mundo. A ideia dos soviéticos era que as estações também servissem como abrigo anti-bomba. As escadas rolantes são enormes. Se isso aqui parasse, seria um problema serio. É por isso que na parte inferior de cada escada, tem um atendente monitorando constantemente o bom funcionamento delas.

Perto de 60 mil funcionários cuidam de um metrô [365km] quase cinco vezes maior que o de São Paulo [74km].

O alfabeto cirílico não ajuda turista a se encontrar. Mas até de olho fechado dá pra saber em que direção os vagões vão.

Se a voz dos alto-falantes for masculina, o sentido é centro.

Se for feminina, tá voltando de lá.

A linha circular é fundamental pra baldeações. Reza a lenda que Stalin analisava o projeto do metrô e pôs uma xícara de café em cima do mapa, marcando o papel.

Ninguém teve coragem de perguntar se o círculo era de propósito: construirão o anel metroviário – uma linha de cor meio… café.

Outra anedota é sobre esse cão de bronze. Um estudante despreparado teria pedido sorte na prova e acabou tirando um notão. Ninguém nunca mais deixou esse focinho em paz.

Pra azar das outras, essa estação virou o xodó de Moscou.

O passageiro e o galo não demoram na leitura [estátua de galo parece ler o livro ]. A espera dura até 90 segundos. E logo os passageiros ciscam pra outra estação.

Metrô é a melhor maneira de circular na engarrafada capital. Mas talvez o objetivo seja parar pra admirar Moscou. Mesmo sabendo que debaixo da terra é onde se escondem tesouros.

Fonte: G1