Chapadas que vão além dos roteiros mais conhecidos — Foto: Aline M. Ghilardi / Ministério do Turismo Turismo Botucatu / João Ricardo Bispo / CNP Turismo /

O Brasil é um país rico em chapadas com suas enormes formações e imensidão que deixam visitantes de todo o mundo impressionados. Mas este tipo de destino vai muito além das mais conhecidas Diamantina, Veadeiros e Guimarães.

Muitos destes locais estão sendo “redescobertos”. Estão ali há muito tempo, porém, distantes dos roteiros mais visitados. Mas o que é uma chapada, afinal?

“São terrenos tabulares que têm, de certa forma, topos planos e bordas retilíneas. Em terrenos com grande continuidade, nós chamamos de chapadas”, explica o professor de geografia, Sandro Vargas de Cristo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Ele explica que as maiores formações são chamadas de chapadas, e as menores podem ser “mesas” ou “mesetas”. Daí o nome da Chapada das Mesas, no Maranhão, um destino que vem ganhando cada vez mais atenção para os fãs de trilhas e cachoeiras.

Alguns desses locais têm passado por uma organização recente, como é o caso da Chapada do Guarani, um circuito turístico estabelecido em São Paulo. “A chapada cria um apelo turístico, de valorizar o relevo e a beleza cênica do lugar”, diz Sandro.

Chapada das Mesas – Maranhão

O Parque Nacional da Chapada das Mesas possui mais de 160 mil hectares e ocupa áreas nos municípios de Estreito, Carolina e Riachão no Maranhão. — Foto: Reprodução/TV Mirante

Apesar de já estar se tornando um destino conhecido de quem curte uma chapada, ela ainda não tem a fama de suas “irmãs” mais famosas, como Veadeiros, Diamantina e Guimarães.

Um dos atrativos é a temperatura de suas águas, considerada mais amenas que a das outras chapadas, além de ser indicada para todas as idades (saiba mais sobre a Chapada das Mesas).

Chapada do Araripe – Ceará, Pernambuco e Piauí

Chapada do Araripe fica ao sul do Ceará, na divisa com Pernambuco e Piauí. — Foto: Aline M. Ghilardi / Ministério do Turismo

Mais uma chapada no Nordeste, a do Araripe fica no sul do Ceará na divisa com Pernambuco e Piauí. Ela não tem nada de “nova”, na verdade, carrega grandes registros arqueológicos.

O Museu de Paleontologia de Cariri é uma das atrações, onde se pode admirar fósseis de dinossauro e peixes encontradas na região.

Com cânions e grutas, a Chapada do Araripe é recheada de história a céu aberto com floresta de mais de 120 milhões de anos.

Chapada do Guarani – São Paulo

No interior do estado de São Paulo, em uma área que reúne as cidades de Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, Descalvado, Analândia, Itirapina, Brotas, Torrinha, São Pedro e Águas de São Pedro fica a Chapada do Guarani.

A região, a cerca de 200 km da capital paulista, fica sobre o aquífero guarani e conta com o afloramento de suas águas para ter muitas cachoeiras e rios. Além de caminhadas, o circuito turístico é conhecido por esportes de aventura, ecoturismo e turismo rural.

Chachoeira Indiana, em Botucatu (SP), parte da Chapada do Guarani — Foto: Turismo Botucatu

Chapada dos Parecis – Mato Grosso

Belas cachoeiras são algumas das atrações da Chapada dos Parecis (MT) — Foto: João Ricardo Bispo / CNP Turismo

Um destino ainda pouco conhecido fica no estado de Mato Grosso, o mesmo da Chapada dos Guimarães. A Chapada dos Parecis se estende por 5 municípios, mas a porta de entrada com mais estrutura para turismo é Campo Novo dos Parecis.

A origem do nome vem dos indígenas Paresi, nativos da região. Inclusive, a visitação às aldeias é uma das principais atividades turísticas. Além de trilhas, os visitantes podem ir a diversas balneários na região.

VEJA TAMBÉM

Fonte: G1

Marcações: