Orla de Maceió — Foto: Divulgação/MME Hotéis

Estimativa aponta que 51% dos hotéis estão fechados nesta semana entre 23 e 28 de junho, de acordo com pesquisa do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb). É uma sinalização de reabertura dos estabelecimentos, já que entre os dias 1º e 7 de junho 60% dos hotéis estavam fechados.

A região Nordeste concentra a maior parte dos estabelecimentos sem atividades com 69%. O Rio de Janeiro é a capital do país com a maior número de hotéis fechados, com 63,57%, seguindo por Porto Alegre (58,42%), Salvador (56,36%), São Paulo (53,39%) e Recife (52%). Brasília é a que registra o menor percentual com apenas 26,52% das unidades sem operação.

Dos 884 hotéis de 65 redes consultados pela pesquisa, 51,5% pretendem estar reabertos em julho.

O presidente executivo do Fohb, Orlando de Souza, explica que na maioria dos casos a iniciativa de suspender temporariamente as atividades partiu dos próprios hotéis, em razão da demanda baixíssima, e que foram raríssimos o casos em que o fechamento foi determinado por decreto da autoridade local.

“Ainda que de forma mitigada, pequena, com apenas 2 ou 3 andares, as redes estão entendendo que é hora de começar a colocar alguma operação, vislumbrando uma retomada da economia”, afirma.

Fonte: G1