20/01/201802h00Em meio a investigações que resultaram no da Caixa pelo presidente Michel Temer, o banco estatal aprovou nesta sexta (19) um novo estatuto para se adequar à Lei das Estatais e endurecer as regras para a escolha e a atuação de seus dirigentes.
Com as mudanças, o conselho de administração do banco passa a ter o poder de eleger ou demitir vice-presidentes da instituição, o que antes só podia ser decidido pelo presidente da República.
Esses executivos, quando nomeados, ainda terão de ser aprovados pelo Banco Central e cumprir uma série de requisitos, como ter dez anos de experiência no setor financeiro ou quatro anos como diretores de conselho ou membros de comitês de auditorias.
Na terça-feira (16), dia em que Temer decidiu pelo afastamento temporário dos vices, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já havia afirmado que a aprovação do estatuto, em negociação entre a pasta e a Caixa desde 2017, estava sendo acelerada.
Ainda segundo ele, a decisão final sobre os executivos, que foram suspensos por 15 dias por acusações como vazamento de informações privilegiadas e negociação de cargos, virá do conselho de administração, já atuando sob as regras do novo estatuto.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: