15/01/201802h00O uso de aplicativos e novas tecnologias pode ajudar a melhorar a avaliação de risco dos clientes e baratear custos no mercado de seguros. A tendência tem sido cada vez mais seguida por empresas do ramo com o objetivo de atrair novos clientes.
No segmento de veículos, o caminho já é explorado de forma mais concreta, com o uso de aplicativos que conseguem identificar se o motorista dirige bem, se trafega por regiões com índices mais elevados de roubo e se respeita os limites de velocidade.
A SulAmérica lançou, em dezembro, um aplicativo com essa dinâmica, embora o objetivo inicial seja mais acompanhar o comportamento do cliente do que mudar a precificação do seguro, afirma Eduardo Dal Ri, vice-presidente da seguradora.
O usuário precisa dar autorização para a seguradora coletar os dados. “Estamos investindo em telemetria, em novas ferramentas, tentando medir o comportamento do usuário em redes sociais”, afirma. “Eu não preciso perguntar onde você mora, por onde dirige, onde passa a maioria das noites. Ajuda a precificar melhor. É uma justiça tarifária e diminui fraudes”, diz.
Já a Transunion, empresa de soluções de informação, enxerga no uso de dados públicos sobre os clientes uma forma de melhorar a avaliação do risco do segurado.

Fonte: Folha de S.Paulo