Para um biólogo marinho, um dia comum de trabalho pode envolver desde a observação de uma baleia jubarte até o resgate de uma orca encalhada.

A exposição “Da Indonésia à Amazônia” reúne imagens inéditas de cientistas nessas e em outras situações, ocorridas em expedições promovidas pelo oceanógrafo Jean-Michel Cousteau, filho de Jacques Cousteau, com sua ONG Ocean Futures Society.

A mostra entra em cartaz em 4 de junho, no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, e vai até 4 de agosto. A entrada é gratuita. 

Fundada em 1999, na Califórnia (Estados Unidos), a instituição promove a educação ambiental por meio da documentação da vida marinha.

As 60 imagens da mostra foram feitas por fotógrafos e pesquisadores ligados à ONG, durante viagens pelo mundo, da costa dos EUA à Indonésia, passando pelo rio Amazonas.

Segundo Leda Bozaciyan, curadora da mostra e presidente da entidade no Brasil, o intuito da exibição é expandir o conhecimento do público sobre a fauna e a flora marinhas, visando a preservação.

“A vida na cidade nos faz esquecer do destino do lixo gerado, que acaba no mar e prejudica toda a cadeia”, afirma.

Fonte: Folha de S.Paulo