Missão para limpar o monte Everest recolhe três toneladas de lixo

​Uma equipe especializada em limpeza foi enviada ao monte Everest, no Nepal, e coletou três toneladas de lixo nas primeiras duas semanas de sua missão, em um plano ambicioso para limpar o depósito de lixo em maior altitude do mundo.

A crescente atividade turística durante as últimas décadas provocou um acúmulo de rejeitos deixados pelos alpinistas nas encostas da montanha mais alta do planeta (8.848 metros): barracas, cilindros de oxigênio, materiais de escalada e até excrementos.

Com o início da temporada de escalada, em abril, o governo do Nepal enviou à montanha uma equipe de 14 pessoas com o objetivo de retirar dez toneladas de lixo do Everest em um mês e meio.

O grupo recolheu e embalou três toneladas de lixo, incluindo latas vazias, garrafas, plásticos e material de escalada, do acampamento-base e de seus arredores, onde os alpinistas se preparam para subir ao topo da montanha.

“A equipe de limpeza só começou seu trabalho e seus membros já subiram mais para recolher mais lixo”, disse Dandu Raj Ghimire, chefe do departamento de turismo do Nepal.

Um helicóptero do exército transportou um terço do lixo coletado até a capital, Katmandu, para reciclagem. Os demais resíduos biodegradáveis foram levados para o distrito vizinho de Okhaldhunga.

Oito membros da equipe estão atualmente limpando o acampamento 2, a 6.400 metros de altitude, e grupos de três pessoas vão subir até o acampamento 4, a 7.950 metros, onde, durante 15 dias, vão procurar por resíduos na neve.

Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários Facebook