Trabalhos de 31 fotógrafos do Sul do país vão ganhar destaque na exposição Vento Sul, parte do Foto em Pauta, festival de fotografia de Tiradentes (MG).

O evento, que acontece entre os dias 27 e 31 de março, chega à 9ª edição sempre com a proposta de apresentar a produção de uma região —já foram exibidos trabalhos do Nordeste e do Centro-Oeste.

Entre os ensaios selecionados está a série “Impermanência”, da arquiteta gaúcha Selene Sanmartin, 55. As fotos mostram mudanças sutis em praias do Rio Grande do Sul com o passar do tempo.

Segundo ela, os fortes ventos da região contribuem para que, por exemplo, as dunas da praia da Solidão, em Mostardas, estejam em lugares diferentes a cada semana.

Dennis Calçada exibirá o ensaio “Alaya”. Especializado em fotografia de natureza, ele retrata paisagens em preto e branco, seja em passeios na sua cidade, Santos (SP), ou em expedições pelo Pantanal.

As fotos serão exibidas no centro cultural Sesiminas e no museu Sant’Ana, no centro histórico da cidade.

A ideia do festival, segundo o coordenador Eugênio Sávio, é promover discussões sobre fotografia contemporânea e facilitar o encontro de fotógrafos com o público.

Além de exposições, os autores de 22 portfólios selecionados por jurados do festival estarão no evento para conversar com o público sobre os próprios trabalhos, no sábado (30).

O evento também terá palestras gratuitas, sediadas no auditório do Sesiminas. No dia 29, os fotógrafos Cristiano Xavier e João Marcos Rosa irão falar de suas experiências em expedições fotográficas. 

Profissionais e amadores também poderão participar de workshops, como o de Valdemir Cunha sobre fotografia de viagem (R$ 550). Mais informações no site do evento: fotoempauta.com.br.

Fonte: Folha de S.Paulo