20/01/201810h36O governo dos Estados Unidos começou a paralisar uma série de serviços públicos depois que o Senado não chegou a um acordo sobre o novo orçamento.
A lei para financiar o governo federal até 16 de fevereiro não obteve os 60 votos necessários para ser aprovada, em meio a uma disputa sobre questões como imigração e segurança nas fronteiras.
É a primeira paralisação a ocorrer com o mesmo partido, no caso, o Republicano, no controle do Congresso e da Casa Branca. A última havia sido em 2013 e durou 16 dias.
O impasse afetará centenas de milhares de funcionários federais e vem gerando muitas trocas de acusações.
O governo disse que democratas “[colocam] a política acima da segurança nacional, das famílias de militares, de crianças em situação de vulnerabilidade e a capacidade do país de servir a todos os cidadãos”.
Mas o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, afirmou que o presidente Donald Trump rejeitou dois acordos entre os partidos e que ele “não pressionou os membros de seu partido no Congresso”.
A paralisação começa no aniversário de um ano da posse de Trump, que adiou sua viagem a um resort na Flórida, onde está prevista uma festa para celebrar a ocasião.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: