O chef franco-carioca Claude Troisgros fez dieta.

Membro da aristocracia gastronômica da França e astro da televisão no Brasil, Claude decidiu compartilhar o esforço para emagrecer com as 858 mil pessoas (eu incluso) que o seguem no Instagram.

Um ato de coragem, pois despe Claude de todo o glamour –falso, no meu entender– vendido pelos restaurantes de luxo e pelo espetáculo dos realities de culinária.

No dia 22 de fevereiro, o cozinheiro postou uma folha de papel com o plano alimentar de uma semana –que, em tese, deveria fazê-lo perder 3 ou 4 quilos nesse tempo. A base da dieta é uma sopa de legumes batida no liquidificador.

Se na TV e em seus restaurantes Claude capricha no visual da comida, o cardápio da dieta é pouco atraente para os olhos. O chef até tenta deixar bonitinho, mas o resultado é no máximo razoável.

As refeições de Claude campeãs do “troféu Comidas Feia” são: uma omelete de carne amorfa e de cor indefinida, uma carne com quiabo de aparência alienígena e a própria sopa, servida com bananas da terra.

Em sua dieta, Claude nos exibiu conteúdo 100% caseiro, doméstico, claramente produzido por ele mesmo –falo tanto das comidas quanto das fotos amadoras, que realçaram a falta de beleza dos pratos.

O que você vê nos restaurantes de Claude e nos realities que ele apresenta é o resultado do trabalho de equipe. No caso, equipes de cozinha e de TV que estão entre as melhores do Brasil. É tudo arquitetado: tem um longo planejamento atrás e tentativas prévias frustradas, erros e rearranjos até o produto adquirir a forma desejada pelos criadores.

Não dá para esperar algo semelhante feito em casa, por uma pessoa, ainda que essa pessoa seja o Claude.

E não dá para esperar beleza de uma dieta à base de legumes liquefeitos.

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais.  Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook  e do Twitter.)

Fonte: Folha de S.Paulo