A leitora Sheila, de Belo Horizonte me mandou um e-mail para reclamar da profusão de comidas servidas em barcas de plástico em terras mineiras.

Eu nunca tinha reparado. Conhecia as barcas de sushi, costume em restaurantes brasileiros, e as mais recentes barcas de açaí, uma aberração.

Aliás, a transição do sushi para o açaí não modificou só os itens comestíveis –os peixes viraram leite condensado, banana e confeitos coloridos de chocolate. Mudou também a, digamos, engenharia da barca em si. O bambu dos restaurantes japoneses virou plástico ordinário, mole, fino.

Fui a um site de entregas verificar o que poderia vir numa barca no raio de 7 km de minha casa –zona oeste de São Paulo.

Estavam lá o sushi e o açaí. Mas tinha mais, muito mais.

Hambúrguer na barca. Calabresa acebolada na barca. Churrasco misto, com picanha, frango e linguiça mais pão de alho, na barca.

Barca de fondue de chocolate, de frituras diversas –coxinhas, nuggets de frango, bolinho de queijo, batatas–, de kafta, de lasanha. Lasanha industrializada e acompanhada de arroz, feijão, farofa e salada, diga-se. Barca de pastel. Barca de acarajé. Barca de pizza, obviamente.

Qual a necessidade disso? A pergunta que fica no ar –e duvido que alguém tenha a resposta– é: por quê?

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais.  Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook  e do Twitter.)

Fonte: Folha de S.Paulo