14/01/201802h00Botão nuclear e Olimpíada de Inverno foram manchete no discurso de Ano Novo de Kim Jong-un, ditador da Coreia do Norte, mas da fronteira para dentro a estrela foi Mallima, cavalo mítico capaz de galopar 4.000 km por dia.
Citada cinco vezes no pronunciamento, a “velocidade de Mallima” resume o espírito das diretrizes norte-coreanas para a economia -tema de mais de um terço das 4.658 palavras do texto.
A ordem é acelerar a recuperação em 2018, depois de “apertar os cintos durante muitos anos” para garantir o programa nuclear. No texto, Kim dá essa etapa por superada e diz que a “tarefa fundamental é elevar o padrão de vida da população”.
Estimar o status econômico dos norte-coreanos é tarefa difícil mesmo para pesquisadores e consultorias especializadas no país.
A Coreia do Norte não publica estatísticas, e as análises se baseiam em inferências a partir de parceiros comerciais e imagens de satélite das cidades e das áreas rurais.
Uma das principais fontes de informação é o Banco Central da Coreia do Sul, que calculou para o vizinho um PIB de US$ 36 bilhões em 2016, com alta de 3,9% sobre 2015.

Fonte: Folha de S.Paulo