Quando você está na estrada, você costuma ver algum viajante negro? Na maioria dos lugares, muito provavelmente a resposta é ‘não’ ou ‘poucos’. Pensando nisso, a escritora e publicitária Manoela Ramos e o consultor de viagens Nicolas Guerra organizam o 1º Congresso Nacional de Viajantes Pretos e Pretas (@omundocongresso).

O evento, também conhecido por Congresso O Mundo é Nosso, começa sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, de maneira virtual. A pré-venda custa R$ 53 e, a partir de sexta ficará R$ 88. Os vídeos das palestras estarão disponíveis por 10 meses.

A ideia do projeto começou de um incômodo de Manoela ao participar de eventos de viagem e ser uma das poucas negras. “Entendi que não adiantava ficar incomodada porque que não chamavam pretos para palestrar, então que eu fizesse esse congresso para mostrar que existe um monte de gente preta para falar”, diz a escritora.

Além disso, ela conta que organizar o evento, totalmente independente, seria uma forma de retribuir o destaque que ganhou ao participar de outros congressos. Para colocar a programação de pé, a escritora chamou Nicolas, viajante que ela conheceu pela internet, em uma roda de conversa virtual.

O consultor de viagens diz que quando começou a viajar não se reconhecia como homem negro. “Foi viajando que comecei a entender que eu era negro e, durante esse processo, percebi que não via brasileiros negros viajando”, diz. “Vi que existia essa falta de representatividade de brasileiros no exterior.”

Ao voltar para casa, após um longo período na estrada, ele passou a falar sobre o assunto nas redes, e foi aí que se conectou a outros viajantes negros. No início da quarentena devido à pandemia de coronavírus surgiu o convite da Manoela.

Além dos dois organizadores, outras 23 pessoas darão palestras, divididas em 4 eixos: Pessoas pretas também viajam, Viagem é resistência, Viagem como reconexão e O Mundo é Nosso.

“São diferentes perspectivas, cada um viaja no seu estilo”, explica Manoela. Entre os temas abordados estão as experiências de mulheres viajando sozinhas e também as de gays. No eixo de reconexão, os palestrantes falarão sobre família, natureza, negritude e ancestralidade.

Para a escritora, “não tem porque eles não estarem nesses congressos de viagem, e isso demonstra um racismo velado. Foi um desafogar da voz desses palestrantes”.

Confira abaixo a programação do evento.

Pessoas pretas também viajam:

Rebecca Alethéia (@rebeccalethei) – Por que uma rede de mulheres pretas viajantes?

Guilherme Soares (@guianegro) – A importância de fazer um turismo afrocentrado.

Leandro Gonçalves (@pretoviajante) – Eu, homem preto, posso viajar.

Dandara Rosa (@dandarix) – O mundo é a minha província.

Mario Junior (@mariojuniortravel) – Não precisa ser rico para viajar

Pâmela Rocha (@roletdapam) – Mulher viajando sozinha

Viagem é resistência:

Thiago Dias (@bichapretapelomundo) – Perspectiva de um preto gay viajando 

Fabio Mukanya (@fabio_mukanya_simoes) – África sonora; viagem como resgate da cultura africana  

Kerolayne Kemblim (@dacordobarro) – Viajar como forma de resistência artística

Fred Silva (@orastapelomundo) – Um rasta pelo mundo

Marcelo (@faveladospelomundo) – Favelados pelo mundo

Stéfany Maia (@stefanymaia) – Viajante e atriz, de minas para o mundo.

Viagem como reconexão:

Moysés Jr. (@negopelomundo) – Descobrindo minha ancestralidade

Nicolas Guerra (@mochilek) – Viagem como reconexão com a negritude

Dayanne Bernardo (@viajecomday_) – Viagem como reconexão com a natureza

Manoela Ramos (@escritoraviajante) – Viagem como reconexão comigo mesma 

Janah e Maria (@maeefilhatrips) – Viagem como reconexão com a família

Gabriela Palma (@soumaiscarioca) – Turismo afrocentrado como reconexão

O Mundo é Nosso 

Ingrid Ellen (@africa.fora.da_midia) – Perspectivas de uma baiana em Moçambique

Lola Cirino (@lolacirino) – Preta fazendo intercâmbio 

Sophia Costa (@whoisophia) – Nomadismo digital e o mundo como casa

Joana Silva (@registrosdajo) – O que eu aprendi viajando e morando na China?

Paula Augot (@nomundodapaula) – 51 países visitados

Joaquim Costa (@viaja_preto) – Um pernambucano pelo o mundo

*

Em tempos de coronavírus nossas viagens ficaram mais restritas. Mas ainda podemos relembrar momentos marcantes que tivemos em outras cidades. Que tal compartilhar sua história de viagem com o blog Check-in? É só escrever para o email [email protected].

*

Aviso aos passageiros 1: Uma das palestrantes é a Rebecca Alethéia, que já escreveu ao blog sobre a presença de mulheres negras viajando por aí

Aviso aos passageiros 2: Cansado de ouvir perguntas absurdas, imigrante no Brasil criou uma camiseta com a estampa ‘África não é um país’

Fonte: Folha de S.Paulo