Em 2017, Sandro e Carla visitaram La Paz, na Bolívia, e aproveitaram para subir a montanha Chacaltaya, próxima à cidade.

A subida não exige equipamentos apropriados, mas sim um bom preparo físico para ir até o topo. E também roupas adequadas, já que lá em cima o frio é congelante.

Como diz Sandro em seu relato, “as rajadas de vento pareciam que penetravam no âmago da alma”. Confira abaixo como foi a experiência para eles.

Eu sei que em tempos de coronavírus não podemos viajar, e muitas vezes nem sair de casa. Mas ainda podemos relembrar momentos marcantes que tivemos em outras cidades. Que tal compartilhar sua história de viagem com o blog Check-in? É só escrever para o email [email protected].

*

No inverno de 2017, estive em La Paz.

Nessa viagem, a minha maior expectativa era visitar o Chacaltaya –pico dos Andes com 5.395 metros de elevação. Outrora, fora a estação de esqui mais alta do mundo.

Atualmente, está desativada em razão das alterações climáticas.

Nesse dia, sentíamos um frio extenuante (o termômetro marcava -5ºC). As rajadas de vento pareciam que penetravam no âmago da alma…

Da antiga estação até o pico da montanha, há uma trilha de duzentos metros. Cada passo era feito com um excessivo esforço. Afinal, a altura provocava efeitos deletérios como a náusea e a taquicardia.

Carla até ensaiou um choro ao subir a montanha, mas chegou feliz ao topo (Arquivo pessoal)

Na metade do percurso, a minha esposa quis ensaiar um choro (ela sempre teve um enorme desconforto com a altitude).

Naquele momento, saquei do meu casaco algumas folhas de coca. A planta foi de grande valia para mitigar os efeitos do ar rarefeito. Secularmente, os povos andinos mascavam a “koka” para amenizar o famigerado soroche, o mal da montanha.

Juntos, subimos os metros faltantes.

No pináculo da montanha, fomos recompensados com uma volatilidade de cores e com uma dança de imagens jamais presenciada (os matizes do branco e do cinza variavam segundo o ângulo observado).

Hoje me surpreendo com a bravura da Carla (minha adorável esposa). No fim da subida foi possível vê-la, leve e tranquila, flanando na neve a mais de cinco mil metros de altitude.

Placa de boas vindas ao Chacaltaya (Arquivo pessoal)

Durante este isolamento social, em decorrência da pandemia da Covid-19, memórias como estas têm sido um grande alento. Assim, anelamos que este período de confinamento seja breve, que tudo e todos sejam como antes –o otimismo é imperativo neste momento atual– para novamente crescermos com as experiências, com as descobertas e com os aprendizados das viagens no mundo lá fora.

*

Aviso aos passageiros 1: O fotógrafo Sidney Dupeyrat visitou a Patagônia chilena e descreveu ao blog suas paisagens deslumbrantes

Aviso aos passageiros 2: O casal João Paulo Mileski e Carina Furlanetto rodou o Brasil e a América do Sul a bordo de um carro 1.0 e contou as aventuras e desventuras da jornada

Fonte: Folha de S.Paulo