15/01/201814h47O papa Francisco na noite desta segunda-feira (15) ciente de que não é um campeão de popularidade por ali.
Segundo o instituto Latinobarómetro, trata-se do país latino-americano onde menos se confia neste pontífice (sua nota é de 5,3, ante uma média de 6,8 de sua avaliação na região), e na Igreja Católica, em geral, com apenas 45% dos chilenos se declarando católicos —o índice caiu cerca de 20 pontos percentuais desde 2010.José Luis Saavedra-10.jan.18/ReutersHomem limpa escultura de mapuche diante de cartaz com o papa Francisco em Temuco, no ChileA Igreja chilena afirma que há mais de 13 milhões de católicos no país, ou seja, 74% da população. Mas pesquisas como as do Latinobarómetro e outra, de 2014, a Pesquisa do Bicentenário, indicam que esse número estaria agora em torno de 59%.
A queda se acentuou após a divulgação, em 2010, com intensa repercussão midiática, dos crimes de pedofilia do então sacerdote Fernando Karadima, 87, um dos religiosos mais importantes do país.
O Vaticano realizou uma investigação e o considerou culpado de 75 casos de abusos a menores, afastando-o em 2011. Porém, os chilenos cobram do papa um posicionamento mais condenatório não apenas contra Karadima, mas também contra sacerdotes e bispos acusados de terem encoberto o caso por vários anos.

Fonte: Folha de S.Paulo