Não venha ao Rio de Janeiro procurando alta cozinha. A cidade tem suas ilhas de excelência, mas a qualidade média perde feio para São Paulo. Se vier atrás de comida italiana, pizza e sushi, vai quebrar a cara.

Sai no lucro aquele que, em vez de tripudiar a pizza com ketchup, busca o ponto forte da gastronomia carioca.

É a baixa gastronomia, aquela comida farta, sem frescura nem dieta, que você encontra nos botequins e restaurantes tradicionais do Rio.

Não tem para São Paulo quando o assunto é rabada, picadinho, dobradinha, filés gigantes, bacalhoada, cozido e outros pratos monstros.

O galeto é um capítulo à parte. Em São Paulo, a maioria das pessoas o confunde com o frango –que é um tantinho mais velho. O galeto é um pinto crescido (mal aí), que acabou de trocar o pio pelo cacarejo.

No Rio, o galinho é grelhado na brasa e vem com batata, arroz com brócolis, farofa de ovos ou de bacon. O pináculo do galeto carioca está no Sat’s, isso é quase consenso. Mas precisa ser na matriz, em Copacabana –a filial de Botafogo é confortável e meio gourmetizada, perdeu o espírito original.

(Para não dizer que não temos galeto em SP, o Lousã serve o frangote ao estilo carioca numa galeria do centro. Há também uma ou outra galeteria da Serra Gaúcha.)

E o feijão preto? Como não amar? Todo restaurante das antigas tem.

Pastel é algo totalmente diferente no balneário. Não fritam aquelas aberrações do tamanho de um sulfite A3, cheias de vento, comuns nas feiras paulistanas. No Rio, o pastel é tímido no tamanho e generoso no recheio. Camarão é quase sempre a melhor pedida (o mesmo vale para as empadas).

Enfim, se você é paulistano e vem ao Rio para falar mal da pizza, do cafezinho e do pão na chapa, me desculpe: você merece comer mal.

(Um pouco de autopromoção: siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais.  Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook  e do Twitter.)

Fonte: Folha de S.Paulo