Às 20h26 de domingo (30/5), o ministro Fábio Faria (Comunicações) postou no Twitter a foto de uma pizza. Uma bela margherita, com bordas chamuscadas e manjericão bem verdinho.

Faria legendou assim a foto: “Servidos?”. Poderia ser uma interação simpática com os seguidores –muitos dos quais certamente esperavam uma pizza chegar para jantar na noite chuvosa.

Ocorre que até a pizza do ministro era fake news. Uma pesquisa básica na internet vai encontrar a mesma imagem num site de Edmonton (Canadá), na página de uma imobiliária em Holmes Beach (Flórida, EUA) e no prospecto de um parque de diversões em Colônia (Alemanha), entre centenas de aparições.

A pizza do ministro era uma foto de banco de imagens –serviço que oferece fotografia profissional para ilustração genérica em blogs e outros sites.

Não é surpresa nenhuma que isso ocorra, já que o aparelho do governo Bolsonaro chegou a usar até uma ilustração da HQ Liga da Justiça para anunciar oi lançamento de um satélite brasileiro.

A dúvida que persiste é: por quê?

Para que Fabio Faria postaria uma pizza que não comeu?

A pizza que ele pediu chegou com o queijo todo escorrido para um só lado? Jantou canja, mas queria pagar de comedor de pizza?

Seria a pizza uma mensagem cifrada? Um recado para a CPI?

As conspirações estão por todo lugar, até no disque-pizza.

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais.  Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook  e do Twitter.)

Fonte: Folha de S.Paulo