A fiscalização do tamanho das malas de mão completou uma semana na quarta (17) em quatro aeroportos do país: Brasília, Natal, Curitiba e Viracopos (SP). 

A Folha esteve nos dois últimos terminais e constatou a presença de totens indicando o tamanho da mala permitida —máximo de 10 kg, com 55 cm de altura por 35 de largura e 25 de profundidade— e um gabarito de comparação.

Em Viracopos, quatro funcionários da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), responsável por implementar a medida, estavam ao lado da entrada para a área restrita do aeroporto.

Vestindo coletes amarelos com a inscrição “triagem de bagagem de mão“, eles informavam os passageiros com malas fora do padrão que, naquele terminal, essa bagagem deverá ser despachada a partir da próxima quinta (25). 

A cobrança pelos volumes acima do limite começa duas semanas após o início da fiscalização em cada aeroporto. 

Nesta quarta (17), mais cinco aeroportos começaram a fiscalização: Confins (Belo Horizonte), Fortaleza, Recife, Salvador e Belém. No dia 24 é a vez de Goiânia, Porto Alegre, Congonhas (São Paulo), Guarulhos, Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro). 

Na falta de uma fita métrica, aplicativos para celular gratuitos podem ajudar o viajante a saber se a mala pode ir a bordo. A reportagem testou as ferramentas de medição com uma mala de mão no tamanho máximo permitido.

Latam
O aplicativo abre a câmera do celular e cria um gabarito virtual em realidade aumentada. A ideia é que a mala do usuário se encaixe no molde. Não é preciso ter voo marcado com a companhia para usar o serviço, que funciona em sistema Android 7.0 ou superior e em iOS 11.0 ou superior. No teste, a mala se encaixou corretamente dentro do gabarito.

KLM
O aplicativo da companhia aérea tem uma ferramenta que cria uma mala virtual no tamanho padrão, para ser comparada com uma mala real. Para usar a função, é preciso ter um voo marcado com a empresa. A ferramenta, no entanto, também funciona pelo Messenger, do Facebook, e nesse caso é acessível em qualquer iPhone 6S ou superior. Basta iniciar uma conversa com a KLM e clicar em “planeje e reserve”. A aplicação funcionou bem no teste.

Kayak e Momondo
Os buscadores de passagens e hotéis, que pertencem ao mesmo grupo, têm aplicativos iguais, com ferramenta para medir malas. Eles funcionam nos sistemas iOS 11.3 ou superior e Android 8 ou superior. Conforme o usuário movimenta o celular ao redor da mala, de perto, o aplicativo lê o volume e calcula as suas medidas. No teste, a ferramenta teve variação de 1 centímetro em relação aos números obtidos com fita métrica.

Medida
A ferramenta serve para calcular a distância entre determinados pontos e já vem instalada em celulares iPhone. Basta abrir o programa, mirar no objeto, marcar seu contorno na tela e o celular aponta quais são as medidas. No teste, teve desempenho melhor com a mala deitada no chão.

Measure
A ferramenta do Google também mede distâncias e requer sistema Android 7.0 ou superior. Para saber o tamanho de um objeto, basta arrastar até ele, na tela, os ícones para calcular largura e altura. Foi o aplicativo mais impreciso: apontou 2 ou 3 centímetros a mais em cada medida.

Fonte: Folha de S.Paulo