Gostemos ou não, a reabertura dos restaurantes e bares é uma realidade – assim como as reuniões nas casas dos amigos. A pandemia zoou tanto as nossas cabeças que parece que há anos não dividimos a mesa com outras pessoas. Isso é algo que carece de algumas regras. Para quem se esqueceu das normas básicas de convivência, eu pesquisei alguns comportamentos que parecem ser adequados.

  1. Mastigue de boca fechada
  2. Não enfie o garfo no prato alheio para roubar comida
  3. Desrespeitar a regra 2 pode resultar em ferimento ou morte caso o prato alheio seja da(o) irmã(o).
  4. São os donos da casa que escolhem onde pedir pizza.
  5. Se os donos da casa sempre pedem pizza ruim, arranje outros amigos.
  6. Cada convidado tem direito a escolher um sabor de pizza.
  7. Quando o convidado pede palmito com atum e come margherita, a regra 6 é automaticamente suspensa.
  8. Homens com barba não devem comer lámen no primeiro encontro.
  9. Mulheres com barba tampouco.
  10. No restaurante, gente desastrada à mesa deve optar por macarrão curto (como penne e parafuso) ou risoto. Comidas que exigem apenas um talher e nenhuma destreza.
  11. Você sempre estará de branco quando for comer sushi.
  12. Não entre em nenhum restaurante que tiver um funcionário abordando os passantes na calçada.
  13. Ao receber a carta de vinhos, examine-a atentamente antes de escolher a segunda garrafa mais barata. Optar pelo vinho mais barato de todos implica profundo desprezo dos garçons, está cientificamente comprovado.
  14. Quando o garçom lhe disser que “o ponto da casa já é rosado no centro”, desista de pedir carne. O bife vai chegar bem passado e você vai se irritar.
  15. Nos restaurantes, há dois tipos de casal: os que evitam pedir o mesmo prato (mesmo que ambos queiram comer aquilo) e os que sempre pedem o mesmo prato (para evitar a inveja da comida alheia).
  16. Aos muito jovens: é mentira a história de que nunca vai se casar quem come a última batata frita.
  17. Sentou, sorriu, a conta dividiu.

(Ouça o podcast da Cozinha Bruta no Spotify e no Apple PodcastsAcompanhe os posts do Instagram, do Facebook e do Twitter.)

P.S.: Perdão pela obviedade, mas este é um texto satírico. Por favor não se esqueça da recomendações sanitárias contra a Covid-19 se for compartilhar a mesa com pessoas de fora do seu convívio diário.

Fonte: Folha de S.Paulo