De Quebec ao sul do Brasil: Catalunha pode impulsionar movimentos separatistas nas Américas?

Direito de imagemGetty Images.

Movimentos nos Estados Unidos, no Canadá, no Chile e até no Brasil se animaram com as notícias do apoio popular ao referendo da Catalunha Os separatistas de Quebec, no Canadá, olham para a Catalunha com interesse. O prefeito da Ilha de Páscoa, no Chile, também declarou que os ilhéus se identificam com a experiência dos catalães. E no sul do Brasil, mais uma consulta separatista foi realizada enquanto a tensão aumentava na Espanha.

A polêmica insistência catalã pela soberania, que pôs em xeque nas últimas semanas a unidade do Estado espanhol, teve ecos curiosos no hemisfério ocidental, animando independentistas e autonomistas de muitas partes do continente americano.
“Nós nos vemos refletidos na Catalunha”, disse Anidria Rocha, coordenadora do movimento separatista brasileiro “O Sul é o Meu País”, que no último domingo organizou uma votação simbólica sobre a separação de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do resto do Brasil.

Por que tantos alunos latino-americanos terminam ensino fundamental sem ler ou fazer contas’Lesão cerebral provocada por espancamento brutal me deixou com risada patológica'”Em um mundo globalizado, no qual temos a informação no momento em que ela ocorre, isso é quase como um efeito dominó”, disse Rocha à BBC.

Fonte: BBC