Como a Lava Jato mudou as relações entre políticos e empresas no Brasil

Direito de imagemPeopleImages.

Para analista, Lava Jato deixou empresários receosos de lidar com congressistas A Operação Lava Jato trouxe à tona o que o juiz federal Sergio Moro chamou de quadro de “corrupção sistêmica” entre políticos e empresários brasileiros.

Executivos da Odebrecht deram uma mostra desse quadro ao detalhar em depoimentos como pagavam políticos para fazer valer seus interesses no Congresso e no governo. Segundo a empresa, em troca de propinas ou repasses para campanhas, autoridades ajudavam a Odebrecht a ganhar licitações, a superfaturar obras e a aprovar mudanças legislativas favoráveis à companhia.
Agora que altas autoridades e executivos de várias grandes empresas do país – inclusive a Odebrecht – estão presos ou sendo investigados por corrupção, a relação entre empresas e políticos brasileiros vai mudar?

Especialistas entrevistados pela BBC Brasil afirmam que a Lava Jato já está alterando o comportamento de empresários e autoridades, mas há dúvidas quanto ao alcance dessa mudança.Os crimes associados ao caixa 2 e por que quem paga a conta é vocêÉ visível o silêncio das ruas em relação a Lava Jato, diz cientista políticoDinheiro e poder
Para Manoel Galdino, diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, a Lava Jato criou um conflito para políticos brasileiros.

Fonte: BBC