As recomendações de um ‘vingador da internet’ para evitar golpes na rede

.

Wayne May (nome fictício) ajuda pessoas que foram enganadas na internet Golpes na internet são cada vez mais comuns. Felizmente, as fontes de informação e de meios para se proteger deles também vêm aumentando.

Há inclusive quem dedique parte do tempo para fingir ser mais uma vítima dos criminosos só para recolher informações sobre o esquema e usá-las para evitar que mais pessoas sejam enganadas. Eles são conhecidos, no termo em inglês, como “scam baiters” – ou “vingadores da internet”.
Wayne May (nome fictício) é um deles. Não se importa em mostrar o rosto, mas prefere não revelar seu nome real, pois frequentemente recebe ameaças de morte.

A ciclista que sobreviveu a queda em precipício da ‘estrada mais perigosa do mundo’Os investimentos de Laurene Powell, a discreta viúva de Steve Jobs Sua página, a Scam Survivors (“sobrevivientes de golpes”), é um grupo de autoajuda na internet focado principalmente em chantagens sexuais – conhecidas na rede como “sextorsion” (uma mistura entre as palavras “sexo” e “extorsão” em inglês).
Com uma equipe de voluntários que trabalha em diferentes cidades dos Estados Unidos, Canadá e Europa, ele diz ter entrado em contato com mais de 20 mil casos em 12 anos e afirma receber dezenas de mensagens diariamente de novas vítimas.

Fonte: BBC