As recomendações de um 'vingador da internet' para evitar golpes na rede

Image caption Wayne May (nome fictício) ajuda pessoas que foram enganadas na internet Golpes na internet são cada vez mais comuns. Felizmente, as fontes de informação e de meios para se proteger deles também vêm aumentando.

Há inclusive quem dedique parte do tempo para fingir ser mais uma vítima dos criminosos só para recolher informações sobre o esquema e usá-las para evitar que mais pessoas sejam enganadas. Eles são conhecidos, no termo em inglês, como “scam baiters” – ou “vingadores da internet”.
Wayne May (nome fictício) é um deles. Não se importa em mostrar o rosto, mas prefere não revelar seu nome real, pois frequentemente recebe ameaças de morte.

A ciclista que sobreviveu a queda em precipício da ‘estrada mais perigosa do mundo’Os investimentos de Laurene Powell, a discreta viúva de Steve Jobs Sua página, a Scam Survivors (“sobrevivientes de golpes”), é um grupo de autoajuda na internet focado principalmente em chantagens sexuais – conhecidas na rede como “sextorsion” (uma mistura entre as palavras “sexo” e “extorsão” em inglês).
Com uma equipe de voluntários que trabalha em diferentes cidades dos Estados Unidos, Canadá e Europa, ele diz ter entrado em contato com mais de 20 mil casos em 12 anos e afirma receber dezenas de mensagens diariamente de novas vítimas.

Fonte: BBC

Comentários Facebook

FN

Deixe uma Opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *