São Paulo comemora Dia da Língua Portuguesa na Estação da Luz

Para celebrar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, em 5 de maio, o público da capital paulista poderá assistir, de hoje (4) a sábado, no saguão da Estação da Luz, a espetáculos gratuitos de música, teatro, poesia e participar de oficinas artísticas. A data é comemorada pelos países que formam a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Em São Paulo, a programação é parte das ações do Museu da Língua Portuguesa, que atualmente está em reconstrução após ter sido destruído em incêndio, em dezembro de 2015.
A língua portuguesa é hoje a quarta língua mais falada do mundo (atrás apenas do mandarim, espanhol e inglês), com milhões de falantes em todos os continentes, desde a América do Sul até o Extremo Oriente.
“Uma língua com mais de 700 anos de história e partilhada por mais de 260 milhões de pessoas não precisa de mais apresentações, e sim de celebração. Uma das línguas mais nasais do mundo, o português merece mesmo a denominação de língua romântica. Os antigos gregos consideravam os sons nasais como os mais belos e sensuais de todos. Estavam certos. E como disse Fernando Pessoa: ‘minha pátria é a língua portuguesa’”, disse o secretário de estado da Cultura de São Paulo, José Luiz Penna.

Fonte: Agência Brasil