Ao todo, 117 novos medicamentos desenvolvidos por pesquisadores chineses foram certificados graças ao apoio de um grande projeto nacional, informou nesse sábado (22) Yu Jingjin, funcionário encarregado das políticas farmacêuticas da Comissão Nacional de Saúde.

Yu explicou que a certificação significa que o foco dos pesquisadores chineses está passando rapidamente da fabricação de medicamentos não patenteados para a fabricação de remédios originais.

O projeto nacional, que foi lançado em 2008, dedica-se a desenvolver de maneira independente ou modificar tecnicamente medicamentos para 10 doenças críticas, entre elas tumores malignos.

Até o fim de outubro de 2018, o projeto tinha gastado mais de 19 bilhões de yuans (US$ 2,76 bilhões) procedentes do orçamento central.

Atualmente, cerca de 170 remédios das empresas chinesas apoiadas pelo projeto estão sendo registrados e vendidos nos Estados Unidos, enquanto quase 100 novos medicamentos estão na fase de teste clínico, acrescentou Yu.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde já aprovou previamente quatro vacinas e 21 preparações químicas da China, o que significa que a organização reconhece sua segurança e eficácia.

*Com informações da Xinhua, agência pública de notícias da China

Fonte: Agência Brasil