A NHK, a emissora pública de televisão do Japão, informou hoje (22) que o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos (EUA) , John Bolton, terá conversações com autoridades do Japão e da Coreia do Sul, em preparação à segunda reunião de cúpula entre Washington e Pyongyang (a capital norte-coreana), que está marcada para a semana que vem no Vietnã.

Fontes dos Estados Unidos e da Coreia do Sul informaram que Bolton vai visitar a cidade sul-coreana de Pusan no domingo (24), onde vai se encontrar com o chefe do secretariado nacional do Conselho de Segurança do Japão, Shotaro Yachi, e o chefe do Escritório de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong.

Os três deverão confirmar que as posturas de cada país serão rigorosamente coordenadas antes da cúpula. O governo norte-americano deu indicações de que estaria disposto a ajudar no desenvolvimento econômico da Coreia do Norte, se o governo norte-coreano se comprometer a realizar uma completa desnuclearização. Os três representantes devem discutir como fazer a desnuclearização da Coreia do Norte.

*Com informações da NHK (a emissora pública de televisão do Japão)

Fonte: Agência Brasil